Encontro de Violeiros reuniu gerações da moda de viola
Poxoréu, MT – O mais legítimo som da viola reuniu no último fim de semana, na cidade de Poxoréu, as antigas e novas gerações de cantadores de moda sertaneja, um público cativo que acompanha há oito anos o “Encontro de Violeiros”, um evento idealizado por amantes da música de raiz que já entrou para o calendário turístico e cultural de Mato Grosso.
O encontro nasceu em um município que tem em sua formação e raízes culturais a música caipira e está se tornando um exemplo de que uma cidade pode se renovar e fortalecer por meio de suas tradições e histórias. O esforço dos idealizadores e participantes do evento atrai a cada ano mais participantes, sejam amadores ou profissionais que reforçam às novas gerações a música caipira de raiz, como a dupla Zé Mulato e Cassiano, que há cerca de quatro décadas leva o genuíno som da viola a todos os cantos do Brasil.
Aproximadamente trinta duplas de moda de viola se apresentaram nos dois dias do Encontro organizado pela Prefeitura Municipal com apoio do Governo do Estado. O evento reuniu duplas amadoras e profissionais, e ainda cantores mirins que desde muito cedo já tomam gosto pela toada da viola.
O palco foi pequeno para grandes e renomados talentos que embalam as rodas de música pelo Brasil de muitos ‘brasis’, como Zé Mulato e Cassiano, Aurélio Miranda e Aurélio Filho, Paulo Cruz e Zé Eduardo, Zé Antonio e Divaney, Juliana Andrade e Jucimara que dedilharam na viola uma das bases da formação da música brasileira.
A secretária de Estado de Desenvolvimento do Turismo, Vanice Marques, visitou o município para conhecer o evento e ficou surpresa com o público presente. “É um evento belíssimo, que mostra o resgate de uma cultura importantíssima para nossa formação, para que a geração mais jovem se encante e conheça esses talentos. O evento tornou-se uma tradição justamente pelo empenho dos idealizadores e pelo público cativo que circula pelo nosso Estado movido pela música de raiz”, disse a secretária, acrescentando que o evento trouxe um resgate cultural e turístico por meio de um trabalho da população local.
O cantor Aurélio Miranda, natural de Poxoréu e residente em Campo Grande (MS), afirma que a música caipira brasileira passa por mais uma etapa de evolução cultural. “Com estímulos como esse temos o que há de mais legítimo da música sendo valorizado, com a cultura e valores da terra sendo transmitidos de geração a geração, como o exemplo que trago aqui, com meu filho que aprendeu a ouvir comigo e hoje é meu parceiro musical”, disse Aurélio.
Comentários