Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 10 de Maio de 2010 às 20:55
Por: Roberto Nunes

    Imprimir


As equipes da Secretaria Municipal de Meio Ambiente – Semma, formadas por oito fiscais e duas viaturas, intensificam os trabalhos de fiscalização para combater as queimadas urbanas.  Segundo informações do titular da pasta Lindomar Alves, nos meses de abril a outubro o registro de focos de incêndio costuma aumentar.  “Isso se deve ao tempo de seca. Neste mesmo período de 2009 nós emitimos mais de 200 notificações. Em caso de infração é previsto multa e processo junto ao Juizado Volante Ambiental – Juvam”,relata o secretário.

Lindomar disse que o período de estiagem favorece a prática de queimadas urbanas. Isso porque aumenta o acúmulo de folhagem seca e mato nos terrenos.  “Todo proprietário de imóvel deve preservar a limpeza do seu lote, e isso não quer dizer amontoar o lixo, que acaba por gerar material de fácil combustão. O correto é carpir e gradear a área”, disse.

Conforme o secretário as equipes de fiscais estarão atentas contra todo tipo de queimada. “Fogo na cidade apenas em fogão a lenha, a gás, na churrasqueira e nas empresas que tem licença ambiental. O correto é que as folhas dos quintais sejam colocadas em sacos para o lixeiro levar”, explica.

De acordo com o gerente do Núcleo de Fiscalização Ambiental, Flávio Rodrigues Silveira, proprietários de terreno onde for constatada a ocorrência de queimadas poderão responder pela ação. “Em caso de queimada em um imóvel onde não for encontrado o autor, a responsabilidade é do proprietário que não preservou a limpeza. Neste caso a multa prevista é de R$ 380 a R$ 1.000, além de processo”, alerta.

Cultura – Para Lindomar Alves, existe o costume das pessoas em praticar queimadas para limpeza. “Isso é comum na cidade, e é por isso que estamos realizando palestras educativas nas escolas, para conscientizar os mais jovens. As crianças e adolescentes levam a mensagem de preservação ambiental para casa e alertam os parentes sobre a importância da ação”, afirma.






Comentários

Deixe seu Comentário