Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 10 de Maio de 2010 às 14:51

    Imprimir


A Associação das Primeiras Damas dos Municípios de Mato Grosso – APDM deu inicio, nesta semana, a mobilização das gestoras para o encontro estadual que será realizado nos dias 01 e 02 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. O IX Encontro de Primeiras Damas e Gestoras Sociais faz parte da programação do “Municípios Mato-grossenses em Foco – Perspectivas de Uma nova Era” promovido pela Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM, Governo do Estado e Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Segundo a presidente da APDM e primeira-dama de Santa Carmem, Alessandra Abreu Nicoli, a mobilização foi feita inicialmente via email e pelo correio. Foram enviados as primeiras-damas o convite e um espelho do encontro. Na próxima semana o contato será pelo telefone. Na programação palestras técnicas e motivacionais. “Queremos proporcionar as participantes momentos de aprendizagem e ao mesmo tempo criar um ambiente onde elas possam tirar dúvidas, trocar idéias e interagir”, afirma.

 Alessandra afirma que, pela dimensão territorial de Mato Grosso, nem sempre as boas práticas se tornam conhecidas na maioria dos municípios. “Cidades pequenas apresentam problemas comuns. Nosso objetivo é oferecer as primeiras-damas de Mato Grosso um espaço onde elas possam conhecer e se tornar conhecidas. Queremos que elas saiam do encontro com planos e projetos que melhorem a qualidade de vida dos moradores”, argumenta.

Entre os temas a serem abordados no encontro podemos destacar o projeto Terapia Comunitária. De acordo com Alessandra o projeto do Ministério da Saúde pretende capacitar os profissionais da atenção básica na metodologia de Terapia Comunitária para eles que possam utilizá-la nas comunidades, já que são esses profissionais os primeiros a ouvir as demandas da população. “Segundo um levantamento do governo federal, 89% dos participantes tiveram as demandas atendidas nas práticas da terapia comunitária, não sendo necessário o encaminhamento para outros setores de atendimento”, salienta.

Já confirmaram presença no encontro a primeira-dama de Mato Grosso, Roseli Barboza, que vai falar sobre as ações e projetos da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania – Setecs, o secretário Extraordinário de Projetos Estratégicos, Renaldo Loffi, que vai apresentar um panorama dos consórcios de desenvolvimento no Estado, entre outras autoridades.

No ano passado a participação das primeiras-damas superou a expectativa da organização do evento. Para 2010, a APDM espera que 100% das primeiras damas compareçam ao encontro.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133039/visualizar/