Exposição com fotos de Dom Aquino pode ser conferida no Procon Estadual
Fotos da trajetória religiosa, política e familiar de Dom Francisco de Aquino Corrêa estão em exposição no Procon Estadual até o dia 16 de abril. A mostra faz parte da programação especial do aniversário de Mato Grosso promovida pelo Governo do Estado desde o início do mês.
Mato Grosso completa neste domingo (09.05) 262 anos e o órgão público estadual homenageia Dom Aquino, ilustre cidadão da história do Estado. Sacerdote, arcebispo de Cuiabá, poeta e orador sacro nasceu em Cuiabá no dia dois de abril de 1885 e faleceu em São Paulo em 22 de março de 1956. Aos 29 anos de idade, estudou Teologia durante estadia em Roma. Em 1921 foi elevado a Arcebispo de Cuiabá. Indicado pelo governo de Venceslau Brás, como elemento conciliador, Dom Aquino foi eleito aos 32 anos de idade, governador do Estado.
Amparou a cultura regional, fundou a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, do qual foi eleito Presidente Perpétuo. Dom Aquino foi autor de inúmeras e notáveis cartas pastorais, de discursos, trabalhos históricos e poesias. Um dos seus poemas, “Canção Mato-grossense", foi oficializado pelo do Decreto n° 208, de 05 de setembro de 1983, como o Hino de Mato Grosso, musicado pelo maestro e tenente da Polícia Militar Emílio Heine.
O poema “Véu de Noiva”, inspirado pela incrível beleza cênica de Chapada do Guimarães, deu nome à famosa cachoeira, que atualmente atrai milhares de turistas. Quem quiser conhecer um pouco mais sobre a história e a casa onde Dom Aquino nasceu, pode visitar o Museu de Pré-História Casa Dom Aquino, localizado na Avenida Beira Rio. Foi nessa casa que ele passou boa parte de sua infância e também onde sua mãe faleceu.
(Com informações do site da Arquidiocese de Cuiabá)
Comentários