Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 08 de Maio de 2010 às 15:17

    Imprimir


Começou nesta sexta-feira (7) a maratona de combate a pedofilia, capitaneada pela Organização Não Governamental (ONG) MT Contra a Pedofilia, com palestras para alunos da Escola Estadual Professora Nadir de Oliveira, no Fórum de Várzea Grande. A partir de agora, várias escolas, creches e igrejas de toda Baixada Cuiabana receberão conferencias sobre este mesmo assunto, com o objetivo de ampliar o conhecimento dos ‘verdadeiros interessados’.

A promotora especializada em Violência Doméstica Sasenazy, Soares Rocha aproveitou sua palestra para ressaltar a importância dos educadores no combate a pedofilia. Segundo ela, em decorrência do convívio diário, um professor pode conhecer uma criança e ter a confiança dela em um grau mais elevado que os próprios pais.

“O ‘grande parecer’ para um juiz saber se houve ou não abuso quase sempre é de educadores ou diretores (de escolas). O respaldo social e o respeito que esse profissional tem estão entre os mais relevantes”, frisou a promotora.

A promotora Sasenazy destacou que é preciso denunciar toda e qualquer forma de violência sexual, seja ela na prostituição infantil, no turismo sexual, no tráfico interno e internacional para fins de exploração sexual, pornografia na Internet, pedofilia e assédio sexual.

Além de ser crime e violar os direitos humanos de qualquer cidadão, causa danos irreparáveis para quem sofre, em crianças e adolescentes, com danos no desenvolvimento físico, psíquico, social e moral, e nos adultos, danos traumáticos,afirmou Sasenazy .

Identificar o agressor e a forma com que pratica o ato sexual, se utilizando de crianças e adolescentes para sua satisfação, ameaçando e intimidando o mais fraco, mostra o quanto ele também precisa ser tratado, porque vai estar sempre buscando outras alternativas similares de satisfação e agressão.

Denunciar é a única forma de diminuir e acabar com a violência sexual contra as crianças e adolescentes, principalmente os casos que estão camuflados dentro do ambiente familiar.

No final a promotora destacou as ações da ONG MT Contra a Pedofilia presidida pelo vereador Varzeagrandense Toninho do Gloria destacando que Mato Grosso necessita de mais Toninhos do Gloria nas ações de combate a pedofilia e no combate a exploração sexual contra criança e adolescente.

Toninho do Gloria ressalta que a violência e a exploração sexual de crianças e adolescentes não é um problema presente somente em grandes centros. “Existem casos que podem estar próximos, até mesmo dentro da própria família. O objetivo desta mobilização é conscientizar toda a nossa comunidade para que fique atenta e denuncie aos órgãos competentes qualquer suspeita de violência. Participe você também desta mobilização. Deixe a sua marca positiva em prol das nossas crianças e adolescentes.”

Histórico - O dia 18 de maio foi escolhido para marcar a luta contra a violência sexual infanto-juvenil porque nessa data, em 1973, uma menina da cidade de Vitória (Espírito Santo) foi seqüestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada. O corpo dela foi encontrado seis dias depois, desfigurado por ácido. Os criminosos não foram identificados. Após muita mobilização houve a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, que instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133302/visualizar/