Atividades serão realizadas em seis escolas da rede municipal de ensino
Campanha do CRN-3 utiliza atividades lúdicas para ensinar crianças a se alimentarem
A infância é o período em que se estabelece a formação dos hábitos alimentares que, por sua vez, geram repercussões ao longo de toda a vida do indivíduo. Pensando nisto, o Conselho Regional de Nutricionistas 3ª Região – que englobam os profissionais das regiões de São Paulo e Mato Grosso do Sul, com o apoio da Danone e colaboração dos cursos de Nutrição do Centro Universitário São Camilo e Universidade Uninove, está realizando a Campanha Nutrição na Escola, que visa, através de atividades lúdicas, educar crianças na arte de comer bem.
A importância desta campanha reside na crescente prevalência da obesidade infantil, sua associação com risco aumentado na vida adulta de diversas condições mórbidas associadas.
Por meio de atividades como “mini-feira”, “Que alimento sou eu?” e “Teatro de Fantoches” – dentre diversas outras ações -, a campanha propõe aplicar e desenvolver atividades em educação alimentar em escolares, contribuindo com a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, incentivando o consumo de frutas, legumes e verduras.
Na dinâmica da “mini-feria”, as crianças podem “ir à feira” e comprar os alimentos que mais gostam. Desta maneira, o educador consegue identificar os alimentos de maior e menor preferência entre eles, além disso, é possível reforçar as características individuais de cada alimento e a importância deles na alimentação diária. Ademais, também é possível associar disciplinas a essa atividade, como a matemática, através do uso de dinheiro (brinquedo), peso e outras medidas.
Pela atividade “Que alimento sou eu?”, as crianças podem explorar as características sensoriais dos alimentos (textura, odor e sabor). Estes são fatores importantes na aceitação destes produtos por parte dos estudantes, pois irão despertar o interesse deles e, conseqüentemente, a experimentação e aceitação destes.
Já no “Teatro de fantoches”, os alunos conhecerão a história de seis personagens (cenoura, abacaxi, alface, batata, laranja e banana), com o objetivo de elucidar as principais fontes de vitaminas e minerais, a utilização integral dos alimentos (cascas, sementes, talos, etc.) e diminuição do desperdício.
A campanha abrange 1375 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 7 e 12 anos alocadas em seis escolas da rede municipal de ensino. Ainda durante as atividades, serão distribuídos o gibi “O Segredo da Mesa Encantada” e o livro de atividades “Aprenda a se alimentar brincando”.
Comentários