Prazo é estendido mais uma vez, pois se trata do grupo de maior risco
Gestantes poderão se vacinar contra gripe suína até 21 de maio
Segundo a assessoria do ministério, é imprescindível que todas as grávidas tomem a vacina, pois este é o maior grupo de risco da doença. Em 2009, a mortalidade em gestantes foi 50% maior que na população geral. Em 2010, foram registradas 361 internações da gripe H1N1, até o dia 3 de abril. Desse total, um em cada cinco casos esteve relacionado à gestação. Em relação às mortes, um total de 50, as mulheres correspondem a 76% do total e as gestantes 32%.
A terceira etapa de vacinação, que inclui jovens entre 20 e 29 anos, doentes crônicos e crianças de seis meses a dois anos, está na reta final. Pessoas destes grupos poderão ser vacinadas até este sábado (8). No entanto, em municípios cujas metas de vacinação já foram alcançadas, a data limite pode ser esta sexta-feira (7), conforme datado anteriormente. O ministério pede a população que se informe sobre a cobertura de vacinação nas secretarias municipais de saúde para saber se haverá vacinação no sábado.
SP: Grávidas, crianças e jovens poderão se vacinar até 21 de maio
Em São Paulo, por exemplo, termina, nesta sexta-feira (7), a campanha de vacinação para os doentes crônicos com menos de 60 anos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Já a imunização de gestantes, jovens e crianças entre seis meses e dois anos vai continuar no Estado até o final da campanha, em 21 de maio. Na próxima segunda-feira (10), começa a vacinação contra a gripe A para as pessoas entre 30 e 39 anos em todo o país.
Neste sábado (8) começa a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso contra a gripe comum nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste e termina nas regiões Norte e Sul, que começaram a vacinar em 24 de abril. De 8 de maio a 21 de maio, os portadores de doenças crônicas com mais de 60 anos também serão imunizados contra a gripe suína.
Veja o calendário atualizado:
Comentários