Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 06 de Maio de 2010 às 06:42
Por: Ana Rosa Fagundes

    Imprimir


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Mato Grosso atendeu em oito dias quase 50 mil pessoas que fizeram a regularização eleitoral. Ontem terminou o prazo para tirar o título de eleitor ou pedir a transferência. Dados do TRE apontaram que somente ontem - até as 19h19 - mais de 12.500 pessoas foram atendidas em todo o Estado. Deste total, 2.100 em Cuiabá e 1.275 em Várzea Grande.

A procura foi grande porque o voto é obrigatório para os maiores de 18 anos e o não comparecimento as urnas no dia da eleição, sem justificativa, implica em sanções que como pagamento de multa e impossibilidade de participar de concurso público.

O primeiro turno das Eleições 2010 ocorre no dia 3 de outubro, quando os eleitores vão escolher o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e deputados estaduais.

Para as pessoas com mais de 70 anos e analfabetos, o voto é facultativo. O jovem que completar 16 anos até o dia 3 outubro também tem a escolha de tirar o título de eleitor.

Para agilizar o processo e evitar as filas nos cartórios, o Tribunal Superior Eleitoral disponibilizou no site institucional a opção do cidadão solicitar o título e atualizar seus dados cadastrais no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Em Mato Grosso, são duas vagas para o Senado, oito para deputado federal e mais 24 para deputados estaduais. Em 10 anos, o número do eleitorado do Estado cresceu mais de 24%. No ano 2000 eram 1,8 milhões de votantes, em 2010 esse número saltou para dois milhões.

O eleitor que não votar no primeiro e segundo turnos e não se justifique pode sofrer uma série de sanções, como multa e impedimento de participar de concurso público.

Ontem, dezenas de pessoas se acumularam nos cartórios para retirar o documento eleitoral. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) promoveu uma campanha para incentivar os jovens de 16 a 18 anos a fazer o documento eleitoral.

Os jovens nesta faixa etária representam 25 mil eleitores em todo o Estado e, neste caso, têm o poder inclusive de decidir uma eleição.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133677/visualizar/