Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 05 de Maio de 2010 às 22:38

    Imprimir


O ministro Joelson Dias, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), negou nesta quarta-feira pedido do PSDB para aplicar multa ao Instituto Sensus. O valor da multa poderia chegar a R$ 100 mil.

Pesquisa divulgada no dia 13 de abril apontava empate entre os pré-candidatos José Serra (32,7%) e Dilma Rousseff (32,4%). Segundo o partido, o instituto não esperou um prazo de cinco dias entre o registro da pesquisa e a divulgação dos resultados.

A pesquisa foi registrada inicialmente no dia 5 abril em nome do Sindecrep (sindicato de trabalhadores em concessionárias de rodovias). No entanto, após a Folha ter revelado que a entidade negava a encomenda ao Sensus, houve o registro, no dia 9, de um outro sindicato como autor do registro, o Sintrapav (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Construção Pesada de São Paulo).

O instituto afirmou que houve "erro material" no registro e, por isso, pediu a alteração.

Para o ministro, o erro não afetou as informações mais importantes da pesquisas, que permitem a fiscalização pela Justiça Eleitoral como a metodologia, a amostra e o período da sondagem. Joelson Dias afirmou que a alteração do registro aconteceu antes da divulgação do resultado.

O ministro chegou a autorizar o PSDB a fazer uma fiscalização na sede do Sensus. Depois de ter acesso aos dados, o PSDB anunciou que iria entrar com uma notícia-crime por cinco supostas irregularidades. A Folha verificou que o partido usou dados errados para basear o seu pedido.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133708/visualizar/