Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Maio de 2010 às 14:14

    Imprimir


A Caravana do Projeto Pixaim, que também é Ponto de Cultura, inicia itinerância e nesta primeira semana percorrerá quatro escolas estaduais da capital Cuiabá (MT), lançando o livro “Cabelo Ruim?” , de Neusa Baptista, a peça homônima encenada pela Cia de Teatro Tibanaré, além das demonstrações de trança afro.

A ação é capitaneada pelo Núcleo Maria Maria da Central Única das Favelas de Mato Grosso (CUFA-MT) e viabilizada pelo Grupo André Maggi, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) do Ministério da Cultura. A Caravana percorrerá escolas de Cuiabá e Várzea Grande, e escolas estaduais de mais vinte e oito municípios.

O Projeto Pixaim é uma ferramenta de aplicação da lei 10.639/03, a qual inclui de maneira obrigatória o ensino da cultura afro-brasileira nas escolas públicas de todo o País. “O Projeto Pixaim irá acrescentar discussões em relação à cultura negra já trabalhada em nosso planejamento pedagógico, mas carente de materiais pedagógicos pertinentes à temática”, comentou a professora Elizabeth Pereira Galindo da Silva, da escola Alice Fontes Pinheiro, a primeira a receber o Projeto.

Dentre os principais objetivos da caravana está o de incentivar a leitura e o acesso aos bens culturais, por meio das atividades de leitura e o lançamento do livro “Cabelo Ruim”. "A idéia, além de incentivar o hábito da leitura, é discutir padrões de beleza instituídos pela sociedade e oferecer material lúdico a alunos e professores para que estes possam, de forma didática, debater relações raciais e sociais”, reforça Neusa Baptista, coordenadora do Núcleo Maria Maria e também autora do livro, no qual é baseado o projeto.

A Caravana começa pela escola estadual Alice Fontes Ribeiro, do bairro Nossa Senhora Aparecida, no dia 5 de maio, segue pela escola André Luis da Silva Reis, do bairro Consil, no dia 6. No dia 7, é a vez da Escola Pascoal Moreira Cabral, localizada no Jardim Universitário e continua no dia 8, na Escola Pe. Ernesto Camilo Barreto. Na semana seguinte, no dia 10 de maio, a “odisséia” retoma na escola Vera Pereira do Nascimento, localizada no bairro Grande Terceiro.

Confira o calendário completo da Caravana Pixaim. Mais informações: (65) 9226.0944 (Neusa), 9984 1042 (Fernanda) e 3665 1064 (CUFA-MT).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133765/visualizar/