Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Maio de 2010 às 11:55

    Imprimir


O transporte de cana-de-açúcar deverá ser restringido em Tangará da Serra a partir da próxima terça-feira, dia 11, quando deverá ser assinado um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) proposto pelo Ministério Público junto aos transportadores do produto.

A propositura do TAC pelo MP foi motivada por denúncia de moradores de localidades urbanas por onde passam caminhões com reboques do tipo transbordo. Além dos riscos aos pedestres - em especial crianças - o trânsito de veículos que transportam a cana das lavouras a uma usina localizada da região provocam danos à pavimentação asfáltica do perímetro urbano, além de outros transtornos como poeira e poluição sonora.

De acordo com o promotor público responsável pela 1ª Promotoria de Justiça Cível de Tangará da Serra, Antônio Moreira da Silva, o transporte de cana em vias do perímetro urbana contraria o que fora estabelecido em acordo verbal ainda no ano de 2005 entre o próprio Ministério Público e uma usina da região. Mais recentemente, o transporte da cana-de-açúcar colhida nas lavouras passou a ser realizado por uma entidade ligada ao setor, cujos veículos voltaram a transitar em vias do perímetro urbano, ao contrário do que havia sido acordado há cinco anos.

Ao final da tarde da última segunda-feira, 03, uma comissão de moradores formalizou representação na Promotoria, a partir da qual o MP estabeleceu como data para assinatura do TAC o próximo dia 11, terça-feira, às 15h00. No documento deverá constar a proibição do transporte de cana no perímetro urbano, restringindo o escoamento do produto através do anel viário e a MT-339, além de vias alternativas, dentro das normas estabelecidas pelo Código Nacional de Trânsito. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133790/visualizar/