Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 05 de Maio de 2010 às 07:53

    Imprimir


O prazo para tirar título de eleitor ou pedir transferência termina hoje. Muita gente deixou para última hora a procura pelos os postos de atendimento. Ontem, as filas foram grandes na Casa da Cidadania, em Cuiabá.

Nos últimos seis dias, o Tribunal Regional Eleitoral já fez quase 34 mil atendimentos em Mato Grosso, desse número, aproximadamente 10 mil foram registrados só em Cuiabá e Várzea Grande.

O voto é obrigatório para as pessoas maiores de 18 anos e o não comparecimento implica em várias sanções, que vão dedes multa à impossibilidade de realizar concurso público.

As pessoas com mais de 70 anos e analfabetos não são obrigados a votar. Já o jovem que completar 16 anos até o dia 3 outubro pode tirar o seu título de eleitor.

Para agilizar o processo e evitar as filas, antes de ir aos cartórios o cidadão pode solicitar o título e atualizar seus dados cadastrais no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Porém, para obter o título é necessária a presença nos postos de atendimento, no prazo de cinco dias corridos, tendo em mãos os originais e as cópias dos documentos solicitados, além do número de protocolo gerado pelo pré-atendimento online. Quem não se apresentar pessoalmente no cartório, dentro do prazo determinado, terá o processo cancelado.

Os documentos exigidos são: carteira de identidade, comprovante de residência, título anterior (se for o caso) e, para os cidadãos do sexo masculino, comprovante de quitação militar. No caso de transferência, o eleitor deve comprovar residência mínima de três meses no novo domicílio.

Em Cuiabá, os atendimentos estão sendo realizados na Casa da Democracia, na Avenida do CPA e no Ganha Tempo. Em Várzea Grande o cidadão pode procurar a central de atendimento na Avenida Couto Magalhães, e a 49ª Zona Eleitoral, no Cristo Rei. No interior os cidadãos podem procurar as Zonas eleitorais.

Em 10 anos, o número do eleitorado do Estado cresceu mais de 24%. No ano 2000 eram 1,8 milhões de votantes, em 2010 esse número saltou para dois milhões.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/133826/visualizar/