Nem SAD ou Unemat sabem afirmar quando sairá lista de aprovados, cuja previsão era este mês. Órgãos dizem que responsabilidade é do outro
Não há data para divulgar os aprovados no concurso do Estado
As pessoas que fizeram as provas do megaconcurso do Estado ainda não têm a menor idéia de quando sairá a lista dos aprovados no certame. Na verdade, nem a Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), instituição contratada pela Secretaria de Estado de Administração (SAD) para fazer a elaboração e aplicação da prova, e nem a SAD sabem a data da divulgação do resultado do concurso. A previsão anunciada era maio.
A assessoria de imprensa da Secretaria de Administração informou que a entidade responsável pela relação dos aprovados é a Unemat e que a SAD vai definir uma data de divulgação quando tiver esses dados em mãos.
Por outro lado, a assessoria de imprensa da Unemat informou que ainda não há previsão de quando sai a lista dos aprovados e que uma comissão formada pela universidade e a SAD é a responsável pela divulgação da relação. Enquanto isso, as pessoas que concorrem às vagas seguem sem informações.
Essa não é a primeira vez que os candidatos têm que lidar com problemas relacionados à organização do certame. Mesmo com o concurso sendo anunciado como o maior da história de Mato Grosso, com cerca de 270 mil pessoas concorrendo a 10 mil cargos no governo, o Estado não se preparou suficientemente para a realização de um certame dessa grandeza.
O concurso foi anulado no dia da prova, em novembro do ano passado, quando diversos candidatos já tinham realizado parte das questões, em meio a denúncias de vazamento do gabarito e problemas de logística. A imagem da Unemat e da Secretaria de Administração ficaram arranhadas com o episódio e o então governador Blairo Maggi chegou a declarar que o cancelamento do concurso foi o maior tropeço de sua gestão.
Após o desgaste causado pela repercussão negativa do fracasso da realização das provas, o Estado anunciou as novas datas para o concurso, dessa vez, em três etapas: 31 de janeiro, 21 de fevereiro e 21 de março. Os exames ocorreram sem grandes transtornos e a realização do certame foi considerada um sucesso pela administração estadual.
Todos os gabaritos das provas já foram divulgados e os candidatos agora aguardam um entendimento entre a SAD e a Unemat para que a divulgação da lista dos aprovados seja feita o mais rapidamente possível.
EXPLICAÇÕES – O Ministério Público Estadual, por meio do promotor de justiça Alexandre Guedes, requisitou informações à SAD relacionadas à prova do concurso. A medida foi tomada por causa do número alto de reclamações relacionadas a perguntas com conteúdo que não estava programado no edital do concurso e erros nos gabaritos das provas.
O MPE estabeleceu prazo de 10 dias úteis para que a SAD se manifeste. Caso seja necessário, o prazo pode ser prorrogado.
Comentários