Procon de Lucas do Rio Verde recebe implantação do Sindec
O Procon de Lucas do Rio Verde é o décimo primeiro órgão de defesa municipal a receber a implantação do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Desde segunda-feira (03.05) o sistema, que integra em rede as ações e informações da Defesa do Consumidor, está em funcionamento.
A Comissão Sindec, formada por técnicos do Procon Mato Grosso, esteve no órgão de defesa do consumidor municipal para repassar as informações necessárias sobre a utilização do sistema. Integrado ao Sindec, o Procon de Lucas do Rio Verde poderá publicar anualmente o seu Cadastro de Reclamações Fundamentadas. Esse Cadastro é o resultado dos processos abertos a partir de reclamações de consumidores e que forma o ranking das empresas mais reclamadas no Procon.
“A implantação ocorreu dentro das expectativas e os três servidores do Procon municipal estão plenamente capacitados para utilizar o Sindec. Será um ganho para os moradores do município, que poderão ter acesso às informações do Cadastro de Reclamações Fundamentadas”, explicou a coordenadora da comissão, Carmem Helena de Mello.
O Sindec possibilita também o conhecimento das áreas mais demandadas (Serviços Essenciais, Serviços Privados, Alimentos, Serviços Financeiros, Habitação, Produtos, Saúde) e o perfil do consumidor quanto à idade e sexo entre as pessoas que procuraram o Procon de Barra do Garças.
O Procon de Lucas do Rio Verde é o segundo Procon deste ano a receber a implantação do Sindec. Também, já estão integrados ao sistema os municípios de Cuiabá (Procon Estadual), Rondonópolis, Alta Floresta, Sorriso, Sinop, Campo Novo dos Parecis, Primavera do Leste, Alto Taquari e Barra do Garças.
O consumidor pode acessar os dados do Sindec pelo site do Ministério da Justiça www.mj.gov.br/dpdc. Para mais informações sobre o assunto, o Procon Estadual atende ao público das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA) nº 917, no bairro Araés. Os telefones para esclarecimentos de dúvidas são 151 e 3613 8500.
Comentários