O agente penitenciário e vereador Francisco Marques da Silva (PMDB), 51 anos, foi reeleito na noite deste domingo o prefeito de Barras, no Piauí. A cidade realizou novas eleições após ter o prefeito cassado por compra de votos e abuso do poder econômico.
Francisco Marques obteve 52,5% dos votos válidos (11.635) contra o seu adversário Joaquim Lucas Furtado, do PTB (10.526), e teve uma maioria de 1.109 votos. A votação registrou ainda 6.443 abstenções e 1.258 votos nulos.
O principais cabos eleitorais de Silva foram o governador Wilson Martins (PSB) e o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, deputado Themístocles Filho (PMDB).
A eleição ocorreu em meio a registro de prisão de eleitor, acirramento de cabos eleitorais e fechamento de emissora de rádio acusada de fazer propaganda neste domingo. Polícia Federal e tropas do Exército fizeram a segurança nos locais de votação.
Francisco Marques da Silva assumiu a prefeitura de Barras há cerca de três meses, após a cassação do prefeito Francisco das Chagas Rego Damasceno, o Manin Rego, também do PMDB. Na campanha, mesmo cassado, Manin Rego subiu no palanque de Francisco Marques e pediu votos para o vereador.
Após o anúncio oficial do resultado da eleição feita pela juíza da comarca, Francisco Marques falou à imprensa e disse que a vitória representa a "vontade do povo" e prometeu fazer uma boa administração.
Comentários