Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 02 de Maio de 2010 às 19:50

    Imprimir


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse neste domingo em visita à Louisiana que o país fará justiça com quem "está por trás" da tentativa de atentado que fracassou no sábado (1º) em Nova York, e garantiu que o governo e os serviços de inteligência já estão trabalhando para encontrar os responsáveis.

Segundo Obama, os serviços de segurança farão "o que for necessário" para encontrar os autores do atentado frustrado que assustou turistas e locais na Times Square, local de intenso movimento na cidade.

No Estado da Louisiana, onde acompanha os trabalhos contra a mancha provocada pelo afundamento de uma plataforma de petróleo no golfo do México, Obama disse que já conversou com o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, sobre o carro-bomba desativado na noite de sábado.

"Minhas equipes de segurança nacional já cumpriram todas as etapas necessárias para garantir que todas as agências, locais e estaduais, tenham total apoio e cooperação do governo federal", disse Obama.

O presidente garantiu que a administração está atuando com rapidez para dar segurança à população. "Faremos o que for necessário para proteger os americanos e determinar quem está por trás deste ato potencialmente mortífero. Vamos fazer justiça", prometeu Obama.

Autoria

Na tarde deste domingo (2) o grupo Taleban Paquistanês reivindicou a autoria do atentado frustrado em Times Square, mas a polícia de Nova York disse que ainda não há evidências do envolvimento do grupo.

Ainda não há prova alguma que possa sustentar a reivindicação dos Talebans do Paquistão, que indicam ser os autores do atentado frustrado na Times Square neste sábado (1º), em Nova York, informou o chefe da polícia Raymond Kelly neste domingo (2).

"Ainda que um fabricante de bombas taleban tenha se responsabilizado na internet, não há evidências para respaldar esta versão", disse Kelly aos jornalistas.

O grupo disse ser o autor da tentativa de atentado em um vídeo de um minuto publicado num site islâmico, em que afirma que o ataque nos EUA seria uma retaliação à morte do líder taleban Baitullah Mehsud e de dois líderes da Al Qaeda, Abu Ayub al Masri e Abu Omar al Bagdadi, mortos no último dia 19 de abril.

As imagens foram descobertas pelo SITE Intelligence Group, grupo norte-americano que monitora sites de militantes.

No vídeo de 1 minuto e 11 segundos, a voz de um narrador diz que o ataque chega em resposta à "interferência e terrorismo [dos Estados Unidos] em países muçulmanos, sobretudo no Paquistão".

O vídeo não faz referência específica ao ataque frustrado na Times Square, não fala sobre um carro-bomba e nem indica que o ato aconteceria em Nova York.

Imagens dos militantes mortos são mostradas no vídeo, em que uma voz não identificada faz a narração e há legendas em inglês. Letras douradas aparecem sobre um fundo preto no início do vídeo, dando parabéns aos muçulmanos pelo "ataque de cair o queixo aos satânicos Estados Unidos".

Com agências internacionais






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134152/visualizar/