PRF promove palestras sobre prostituição infantil
Mato Grosso será um dos Estados que sediará este ano palestras do programa de combate à prostituição nas estradas, que é promovido pela Federação Nacional dos Policiais Rodoviário Federais. De acordo com o presidente da Federação, inspetor Gilson da Silva, a iniciativa complementa as ações do Departamento de Policia Rodoviária Federal (DPRF) para identificar os pontos de prostituição. A data das palestras ainda não definida pela Federação.
Segundo o inspetor, muitos casos poderiam ser evitados se houvesse a cultura de identificar possíveis casos de abusos contra menores. “O DPRF faz o mapeamento, mas os servidores não são treinados pra este tipo de abordagem. Às vezes nós vemos um adulto e uma menor de idade de carro, no caminhão ou num posto de combustível e não identificamos, não abordamos”, destacou.
As palestras têm como público-alvo os próprios patrulheiros, além de policiais civis, militares, membros dos conselhos tutelares e demais órgãos de enfrentamento a este problema. O programa é feito em parceria com o DPRF, com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério do Turismo.
A iniciativa depende de recursos federais obtidas por meio de emendas parlamentares e começaram em 2008. Além de Mato Grosso, a Federação realizará o programa este ano no Pará, Tocantins, Maranhão, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Paraná. Para estes dez encontros estão disponíveis cerca de R$ 1 milhão para o programa.
Em 2009 foram realizados oito palestras (Sergipe, Bahia, Paraíba, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo). Os demais estados serão contemplados em 2011.
Comentários