O evento, que acontece no próximo dia 29, é capitaneado pela artista Lara Donatoni Matana e pela estilista Suzana Figueiredo
Grupo musical Ópera Vox participa da segunda edição do projeto Intervenção Cultural
Artes, tendências e solidariedade conduzem a II Intervenção Cultural neste dia 29 de abril, quinta-feira, às 19h30, a céu aberto, em Cuiabá. No roteiro, a musicalidade do grupo musical Ópera Vox, cujo repertório selecionado especialmente para o evento promete surpreender o público. O evento cultural e beneficente, capitaneado pela artista Lara Donatoni Matana e pela estilista Suzana Figueiredo, reúne cultura, moda e solidariedade em ações como exposição, espetáculo musical e desfile.
Com direção artística da maestrina Silbene Perassolo (teclado e voz), o público, chegando ao evento, será embalado pelo talento do Ópera Vox, composto por: Claudia Menezes e Donato Perassolo (voz); Marcelo Mendonça (percussão); José Feguri (violoncelo); Edson Assunção (violino), Fabio Cerqueira e Jenyvaldo dos Anjos (trompetes).
O grupo apresenta as canções Prologue (instrumental); The prayer (Carole Bayer Sager, David Foster, David Walter Foster); Only Time (Enya); Summertime (George Gershwin); Versos simples (Cassiane Silva / Richardson Maia); What a Wonderfull World (Bob Thiele/George David Weiss/ George Douglas); Somewhere over the raibow (Versão Israel Kamakawiwo); All the Way (Versão Celine Dion e Frank Sinatra - Sammy Cahn & James Van Heusen); Quando a Chuva passar (Ivete Sangalo); Entre Nous (Chimene Badi); Por una cabeza (Tango Instrumental - Carlos Gardel); Onde você estiver (Roberto Carlos e Erasmo Carlos); Runaway (A Corrs) e Completo (Ivete Sangalo e Gigi).
Os músicos fazem participação especial na abertura do desfile da Tugore, executando a canção do filme “Avatar”, de James Horner, indicado ao Oscar, executado por instrumentos, como tímpano e clarins.
Para a cuiabana Silbene Perassolo, a intervenção cultural é uma ação cuja importância abrange a circulação da arte, quebrando barreiras convencionais. “Ir para o meio da rua fazer arte é promover sua democratização”, comentou a musicista que caminha na trilha artística desde a infância. Silbene começou a estudar piano aos 12 anos com Márcia Vialôgo Cunha, terminando seus estudos Técnicos em Piano pelo Conservatório de Música do Rio de Janeiro em 1990.
Formada em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade Federal de Mato Grosso em 1994, Silbene é especialista em Semiótica da Cultura e Música Brasileira (UFMT), tendo atuado como regente-fundadora do Coral da Igreja Presbiteriana de Várzea Grande e do Coral Metropolitano da Catedral-Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Esteve à frente do Coral do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, participou de vários cursos e laboratórios na área de música coral em Mato Grosso e outros Estados do Brasil. Atuou como professora de música em diversas entidades e foi a primeira mulher a reger a Orquestra Sinfônica da UFMT e Diretora-fundadora da Escola de Artes da UFMT. Atualmente é Coordenadora de Cultura da UFMT.
No ano passado, Silbene resolveu criar o Ópera Vox com uma proposta mais artística, afinal o grupo é formado por 14 amigos que há muito tempo tocavam e cantavam juntos em eventos. Com essa nova roupagem, o Ópera Vox elabora repertórios para diferentes espetáculos musicais.
Arte e Moda – Há 10 anos em Mato Grosso, a artista Lara Donatoni Matana se apropria da madeira como sua matéria prima. Dona de uma sensibilidade tamanha, nesta exposição Lara deixou-se levar pelas possibilidades de padronagens de tecidos e brinda a todos com sua nova coleção de obras intitulada “Caleidoscópios”. Mais uma vez ela consegue o impensável no manuseio dos restos de madeiras para criar passagens e visões belas e inspiradas em seus quadros e esculturas. É como se a artista abrisse a possibilidade de uma nova dimensão para que o público entre, contemple e deleite-se.
Suzana também se inspira nas obras de Lara para compor sua coleção de roupas. A TUGORE – marca que a estilista criou para assinar suas criações, trabalhará muito mais conceito e a própria madeira de Lara em suas roupas, o que garantirá surpresas vibrantes e orgânicas.
A iniciativa das duas artistas em realizar a Intervenção Cultural nasceu no ano passado, quando ocorreu a primeira edição em prol da AVOGAZ, no Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. Na ocasião, foram arrecadados latas de leite para as crianças assistidas pela a ONG. Este ano, a ideia é continuar a arrecadação de leite que será destinado a ONG Seara de Luz, que atua na região sudoeste de Cuiabá assistindo 400 famílias no bairro Liberdade.
Serviço
O Quê: II Intervenção cultural
Entrada: 2 latas de leite
Data: 29 de abril – quinta-feira
Horário: 19h30
Local: Rua João Bento – Quilombo- próximo ao Restaurante Dom Sebastião
Comentários