MP promoverá audiência pública para definir estratégias de combate às queimadas
Na próxima quinta-feira (29.04), o Ministério Público Estadual (MPE) promoverá uma audiência pública para discutir o combate às queimadas no município de Barra do Garças e áreas vizinhas. Para participar do evento foram convidados prefeitos municipais da região, representantes do Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente, Câmaras Municipais, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Associações de Animais. A audiência ocorrerá às 14h, na sede das Promotoria de Justiça da cidade.
De acordo com o promotor de Justiça Wesley Sanchez Lacerda, o Ministério Público realiza o evento todos os anos, com o intuito de definir estratégias de atuação no combate ao fogo. “Há mais de três anos o Parque Estadual da Serra Azul não sofre com as queimadas. Isso é resultado da atuação conjunta do Ministério Público, população e órgãos responsáveis pela fiscalização e controle. A audiência possibilita a discussão para o estabelecimento de medidas de prevenção às queimadas no município de Barra do Garças e entorno”, informou o representante do Ministério Público.
AUDIÊNCIA PÚBLICA – O promotor informou que, na última quinta-feira, foi realizada uma audiência pública em Barra do Garças para apresentação dos estudos de impacto ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) da unidade de produção de álcool de cana-de-açúcar, da empresa Cluster de Bioenergia.“O Ministério Público participou da audiência para informar sobre os princípios que rege o direito ambiental. É importante que todos participem das discussões sobre o tema, já que trata-se de interesse coletivo”, disse ele, que presidiu os trabalhos, de acordo com a Resolução nº 011/96 do Consema/MT.
A apresentação dos estudos foi feita pelo representante da empresa contratada pela Cluster de Bioenergia, Walter Lazarini. Durante a audiência, a população sanou suas dúvidas em relação à implantação da unidade no município. Também participaram do evento os prefeitos de Barra do Garças e Araguaiana, Wandreley Farias e Pedro Pascoal, respectivamente; o presidente da Câmara Municipal, Davi Rogério; o representante da Cluster de Bioenergia, João Carlos Meireles, além de representantes da Sema e do do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema).
Comentários