Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 27 de Abril de 2010 às 05:05
Por: Anderson Pinho

    Imprimir


Famílias carentes de Pontes e Lacerda (município distante a 442 km a oeste de Cuiabá) serão beneficiadas, a partir desta terça-feira (27), com lâmpadas e geladeiras do projeto Luz em Conta, um braço do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemat. O objetivo é equacionar o consumo e a renda do consumidor, fazendo com que o custo da energia elétrica seja compatível com o bolso de cada família. No município, o projeto selecionou 100 famílias que terão os equipamentos substituídos gratuitamente. O atual ciclo do projeto pretende fazer a troca, em Mato Grosso, de 6 mil geladeiras e de 17.379 lâmpadas.

O projeto já alcançou cerca de 60 municípios mato-grossenses levando não só os equipamentos elétricos, mas dicas de economia e de consumo racional de energia. Cada residência beneficiada receberá uma geladeira de 286 litros e quatro lâmpadas fluorescentes de 20W, em média. A geladeira velha é recolhida, assim como as lâmpadas incandescentes. Os refrigeradores novos possuem o Selo Procel-Inmetro, que atesta economia e qualidade do eletrodoméstico. Já as lâmpadas fluorescentes representam 80% de economia no consumo, mais durabilidade e melhor nível de iluminação.

A Cemat escolheu a geladeira como o principal eletrodoméstico do PEE por se tratar de um equipamento que pode interferir negativamente no consumo de energia, especialmente se apresentar mau estado de conservação. O coordenador de Eficiência Energética da concessionária, Milton de Souza Ochiuto, explica que uma geladeira velha consome até 130 kWh/mês, enquanto a proposta do novo refrigerador é consumir entre 25 e 30 kWh/mês. O benefício será percebido com a redução da fatura já no primeiro mês de uso dos equipamentos novos e mais eficientes.

"Sabemos que muitas famílias têm dificuldades financeiras para adquirir equipamentos modernos e mais eficientes. Com equipamentos novos, o valor da fatura de energia reduz sensivelmente, permitindo que as famílias destinem parte do orçamento doméstico para outras necessidades", analisa.

De acordo com Milton Ochiuto, além dos refrigeradores, as lâmpadas incandescentes também podem onerar o custo da energia elétrica para as famílias. Por serem mais baratas, seduzem o consumidor pelo preço. Na contramão, esses o uso desses equipamentos elétricos geram mais calor e tem uma vida útil menor em relação às lâmpadas fluorescentes, que são mais eficientes, econômicas e duradouras.

Todas as famílias escolhidas pelo projeto atendem aos critérios socioeconômicos definidos pela empresa: residência classificada como consumidor Baixa Renda (consumo de energia entre 80 e 220 kWh/mês); ligação monofásica; adimplência com a concessionária; situação regular de fornecimento de energia - além da existência de geladeira velha, com alto consumo de energia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/134792/visualizar/