Mostra Vídeo Índio Brasil encerra projeções hoje em Rondonópolis
Neste sábado (24.4) a comunidade rondonopolitana tem a última oportunidade para apreciar a Mostra Vídeo Índio Brasil. O evento começou a ser exibido no último dia 20 no Museu Rosa Bororo, e tem como principal enfoque questão indigenistas. O Vídeo Índio Brasil se tornou um dos principais programas referentes à difusão das culturas indígenas no país.
As produções são classificadas nas categorias ficção, documentário ou animação e ainda ter duração de curta, média ou longa-metragem, desde que abordem a temática indígena.
A estudante Janaína Oliveira, de 16 anos, avaliou como positiva a iniciativa do governo. “Acho que eventos como este que oportunizam cultura gratuita a população deviam ocorrer com mais frequência”, declarou a estudante.
Segundo o técnico da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, Vicente de Paula, a tônica da mostra é ressaltar a importância e a representatividade do acontecimento num estado com uma população indígena significativa. "O prefeito Zé Carlos do Pátio entende que é importante valorizarmos a cultura e dar apoio aos índios, fazer com que a sociedade tenha conhecimento da história e dos costumes indígenas”, pontuou Vicente.
A gerente do Departamento de Cultura, Sandra Elisa Turcato, destacou que a Mostra é um projeto nacional que visa divulgar a produção da própria comunidade. “É uma criação dos índios. Eles filmam e editam todo o material. É espetacular”, finalizou a gerente.
Comentários