Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 22 de Abril de 2010 às 20:09

    Imprimir


Um novo balanço das autoridades eleva para ao menos três o número de mortos pela série de explosões no bairro financeiro de Bancoc, capital da Tailândia. Outras 75 pessoas ficaram feridas, entre elas ao menos dois estrangeiros, segundo a agência de notícias Efe.

As explosões, ao menos cinco, foram causadas por granadas lançadas contra três pontos do bairro --cenário mais cedo de confrontos entre manifestantes da oposição, os camisas vermelhas, e apoiadores do governo.
 

  Jerry Lampen/Reuters  
Paramédicos levam a australiana Ben Rown para uma ambulância após série de explosões em Bancoc
Paramédicos levam o australiano Ben Rown para uma ambulância após série de explosões em Bancoc


As autoridades acusaram os camisas vermelhas pelas granadas, que atingiram uma estação de metrô, um banco e as proximidades do Hotel Dusit Thani, de cinco estrelas.

"Três pessoas morreram e mais de 70 ficaram feridas", afirmou o vice-primeiro-ministro, Suthep Thaugsuban, acrescentando que foram utilizadas no ataque granadas M79. "Está claro que foram disparadas da posição dos camisas vermelhas", disse à jornalistas.

Os camisas vermelhas, que pedem eleições antecipadas, negam. "Quem quer que tenha realizado os ataques com M79 quer que as pessoas pensem que foram os camisas vermelhas. Jamais atacaríamos pessoas inocentes", disse um dos líderes do movimento, Jatupotn Prompan.

As cinco explosões aconteceram perto de uma estação do metrô elevado, na famosa Rua Silom e situada a cerca de 500 metros do local onde os manifestantes e opositores ao movimento mantêm choques esporádicos há vários dias.

A polícia não divulgou as identidades das pessoas que morreram e nem as nacionalidades dos estrangeiros feridos, aparentemente turistas, por se tratar de uma região popular de cidade, onde fica o mercado de Patpong.

Segundo uma fonte diplomática, um japonês e um australiano figuram entre os feridos. Os Estados Unidos condenaram os ataques e pediram a todos os grupos que façam o mesmo.

Os cinco ataques com granadas causaram pânico nas centenas de pessoas que estavam perto da estação de metrô, muitas das quais fugiram ou buscaram refúgio em entradas de prédios.

Por causa dos ataques, as autoridades suspenderam o serviço em uma parte da linha do metrô elevado, conhecido como Skytrain e principal meio de transporte público na cidade. As granadas, que segundo a polícia eram do tipo M-79, foram lançadas contra a estação do metrô, cujo teto foi danificado por causa da explosão.

Horas depois, centenas de partidários do governo lançaram pedras e outros objetos contra os "camisas vermelhas", até que foram controlados por soldados.

O primeiro-ministro tailandês, Abhisit Vejjajiva, convocou uma reunião de emergência com seus chefes de segurança, segundo o porta-voz Panitan Watanayagorn.

Após as explosões, a tensão parecia diminuir. A grande parte dos manifestantes pró-governo abandonou o local, deixando novamente cara a cara os militares armados e os camisas vermelhas, enquanto os helicópteros patrulhavam o céu de Bancoc.

Com agências internacionais






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135241/visualizar/