Objeto símbolo dos estádios sul-africanos provoca barulho nocivo
Vuvuzela dá perda de audição, diz pesquisa
Os torcedores que estiverem nos estádios da Copa do Mundo da África do Sul correrão o risco de sofrerem perda permanente de audição. Essa é a conclusão de uma pesquisa feita por um médico da Universidade de Pretória e que teve como tema a utilização das cornetas vuvuzelas nos estádios do país.
Um artigo publicado no SA Medical Journal e liderado pelo Dr. De Wet Swanepoel, com auxílio de profissionais da Universidade da Flórida, mostrou que há “risco real de redução da audição devido ao barulho” provocado pelas vuvuzelas.
Para chegarem a essa conclusão, os médicos fizeram testes de audição em 11 pessoas antes e depois de partidas pelo Campeonato Sul-Africano, em um estádio que receberá treinos de times da Copa.
Segundo os pesquisadores, o som médio ouvido pelos torcedores durante o período em que estiveram no estádio foi de 100,5 decibéis. O pico foi registrado em 142,5 decibéis para um dos pesquisados. Dos 11, quatro utilizaram vuvuzelas, e foram os maiores prejudicados pelo barulho.
As vuvuzelas ficaram famosas durante a Copa das Confederações, no ano passado, quando as transmissões televisivas foram prejudicadas pelo barulho. Após uma polêmica sobre a permissão ou não do uso das cornetas durante o Mundial, a Fifa decidiu não proibi-las.
Comentários