Para este ano a novidade é o Festival de Danças de Danças Populares
Edição 2010 do Festival da Primavera será mais amplo
A grande novidade do Festival da Primavera de Rondonópolis (212km de Cuiabá) para esse ano é o vasto calendário, que não acontece somente no período da primavera e terá sete meses de atividades. O cronograma do evento desse ano foi apresentado hoje pela manhã no Marathi Park Hotel, no café da manhã de seu lançamento.
O projeto inicia em maio e decorre até o mês de novembro oferecendo oficinas de teatro, pintura e fotografia, ciclo de palestras, concurso Rainha da Primavera, ‘Festival de Danças Populares’, ‘Festival de Teatro da Primavera’, show nacional de música popular brasileira e finaliza com a exposição itinerante ‘Retratos da Primavera’.
Segundo a organizadora do evento Olívia Muniz, projeto está a cada ano mais abrangente e conquistando mais espaço na cultura mato-grossense, “O festival é um evento de artes integradas que veio cobrir o anseio do artista e das pessoas que apreciam a cultura. Ele envolve dança, teatro, música... e está se solidificando a cada ano”, disse.
O Conselheiro Estadual de Cultura, Paulo Sérgio de Lima analisa o festival como algo imprescindível para nossa cultura por conta da amplitude que ele tem hoje, pois o projeto já tem o mesmo reconhecimento de grandes festas culturais de Mato Grosso como cururu e siriri, “Hoje não só a classe artística, mas a sociedade já espera por esse evento. Ele deixou de ser envolvimento e passou a ser comprometimento, isso já está seguro. Não podemos deixar de apoiar esses projetos que tem grande amplitude”, finalizou.
Para Max Ferraz, que esteve representando a Secretaria Municipal de Cultura, o festival é como um mosaico que abrange várias atividades num contexto único, “O projeto envolve várias artes, além de dar oportunidade aos artistas e trabalhar a inclusão social”, comentou.
O projeto que agora é permanente conta com o patrocínio do Governo do Estado por meio da Lei Estadual de incentivo a cultura.
Histórico
O "Festival da Primavera" é realizado desde 1993, teve 5 edições consecutivas, mas foi interrompido quando sua idealizadora, a então diretora do Departamento de Cultura da Secretaria de Educação do Município de Rondonópolis, Janete Oliveira de Carvalho, deixou o departamento. O evento voltou a ser realizado em 2004, sob a coordenação da atriz Olívia Muniz, filha de Janete, que dá seqüência ao trabalho.
Comentários