Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 20 de Abril de 2010 às 09:48
Por: Fabiana Reis

    Imprimir


O comércio de Cuiabá abrirá em horário diferenciado nesta quarta-feira (21), feriado de Tiradentes. As lojas do Centro da cidade, por exemplo, abrirão de acordo com o que foi firmado na convenção coletiva, assinada entre representantes dos empresários e os trabalhadores. O superintendente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), Nelson Soares Júnior, explica que o comércio de rua tem autorização para funcionar, porém com algumas condições.

"De acordo com a convenção coletiva e lei municipal, as lojas poderão abrir mediante a remuneração em dobro do funcionário, incluindo comissão e folga, sendo que esta última deverá ser concedida ao trabalhador após 30 dias ao dia trabalhado", diz ao complementar que outras quatro datas obedecem esta mesma condicionante: 8 de abril (aniversário de Cuiabá), 15 (Proclamação da República) e 20 (Zumbi dos Palmares) de novembro e 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida).

Apesar da autorização para o funcionamento das lojas, o vice-presidente da Federação do Comercio de Mato Grosso (Fecomercio/MT), Roberto Peron antecipa que poucas lojas devem abrir neste feriado, uma vez que o movimento na região central cai significativamente, não justificando a abertura dos estabelecimentos. Já os lojistas dos shoppings centeres abrirão os estabelecimentos, no entanto, em horário de domingo, sendo praça de alimentação e lazer das 11h às 22h e lojas das 14h às 20h.

Bancos - A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) comunica que os bancos estarão fechados para atendimento ao público no dia 21 de abril. Hoje, véspera do feriado, haverá expediente bancário normal. As contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que, porventura, vencerem no dia 21 de abril poderão ser pagos na quinta-feira (22), sem incidência de multa. Os tributos normalmente já estão com a data ajustada pelo calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Supermercados - Os supermercados atenderão normalmente amanhã. O diretor da Associação dos Supermercados de Mato Grosso (Asmat), Altair Magalhães, informa que existe um acordo entre os empregados e os empresários para a abertura na data. Ele adianta, porém que o fechamento relacionado ao dia do Trabalhador (1º de maio) será antecipado para o dia 26 de abril (uma segunda-feira), quando as lojas estarão fechadas.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135595/visualizar/