Prefeito prestigia etapa do Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo
Com a presença do prefeito de Rondonópolis Zé Carlos do Pátio, da secretária municipal de Receita Regina Celi, do presidente da Federação de Jiu-Jitsu Esportivo de Mato Grosso, Paulo César Venâncio e do Coronel da Polícia Militar Pery Taborelli, teve início neste domingo (18), a 1ª etapa do Campeonato Estadual de Jiu-Jitsu Esportivo de MT. Equipes de Rondonópolis, Cuiabá, Várzea Grande, Nova Olímpia, Sorriso, Campo Verde e outros municípios lutaram acirradamente pelas medalhas em disputa.
Paulo César Venâncio, que também é vice-presidente da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo, deu início a solenidade de abertura lembrando os competidores da importância sobre a disciplina, o equilíbrio emocional e a educação sobre o tatame. “Temos que ter consciência que estamos aqui para nos superar, e que não existem vencedores e perdedores, existem competidores”, declara Venâncio.
O prefeito lembrou aos presentes algumas das ações que a administração atual tem feito para incentivar o crescimento dos esportes de luta no município. “Nossa administração tem primado pelo crescimento do judô e do Jiu-jitsu. Este ano nós já garantimos R$ 15 mil para a compra de quimonos e outros acessórios necessários para a prática do esporte. Dentre os ônibus que iremos comprar este ano, já conseguimos garantir um exclusivamente para o transporte dos atletas do jiu-jitsu. Rondonópolis conta com dois mil jovens atletas”, ressalta Zé do Pátio.
Para se ter uma idéia da força do esporte em Mato Grosso e mais especificamente em Rondonópolis, das 32 medalhas trazidas pelos atletas para o estado, 22 vieram carregadas no peito de competidores rondonopolitanos. “Mato Grosso ficou em 2º lugar no Campeonato Brasileiro de 2009, deixando para trás grandes nomes do Jiu-Jitsu nacional, como Rio de Janeiro e Paraná”, aponta Venâncio.
O início da competição foi realizado pela manhã com as competições das categorias mirim, infantil e infanto-juvenil feminino e masculino. Às 13 horas deu-se início as competições das categorias juvenil e adulto. O diretor de Marketing da federação, Marcos Paulo Martins, explica que os atletas classificados em 1º lugar em cada uma das categorias ganham direito a uma passagem de ida e volta para São Paulo.
“O nosso campeonato, realizado em convênio com a Secretaria Estadual de Esporte e Lazer – Seel/MT e com apoio da Prefeitura de Rondonópolis, serve como seletiva para o Campeonato Brasileiro, programado para começar no mês de maio em São Paulo”, diz Martins.
AVANÇOS – Uma organização impecável que mostra o avanço da Federação Mato-grossense em relação a muitas outras entidades que promovem o esporte no Brasil. “Nossa federação tem se tornado referência não só no Brasil como em outros países do mundo. Somos uma das únicas federações que realiza suas competições com o auxílio do placar eletrônico, e o site recém lançado dá a oportunidade de todos acompanharem o desempenho dos atletas, o controle de ranking, divulgação de calendário, espaço para os patrocinadores e muito mais”, destaca o presidente da Federação.
DESTAQUES – Os atletas Régis Mitsuo e Aline Jeane dos Santos são os grandes destaques do esporte no momento. Os dois rondonopolitanos são os atuais bi-campeões brasileiros em suas categorias. Régis, que começou a treinar com 12 anos, acredita que o bom desempenho de Mato Grosso em competições nacionais se deve ao companheirismo dos atletas. “Aqui no estado nos temos um ótimo intercâmbio entre as equipes, trabalhamos em conjunto, a maioria se conhece e leva o esporte a sério; é como se fossemos todos amigos”, expõe Mitsuo.
Já a bi-campeão brasileiro Aline dos Santos acredita que a força dos atletas do estado está na rígida disciplina e nos bons professores. “Além disso, nos temos uma cumplicidade, dos atletas para os professores, muito grande. E a cada ano o número de atletas vem crescendo, e isso faz com que o nosso nível técnico suba”, finaliza a atleta.
Comentários