Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 19 de Abril de 2010 às 11:27

    Imprimir


Bacia Leiteira será impulsionada com construção de mini laticinio que vai melhorar preço do produto
Bacia Leiteira será impulsionada com construção de mini laticinio que vai melhorar preço do produto

O programa Cooperar e Crescer desenvolvida através de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Nortelândia e a Cooperativa Sicredi, já começa a apresentar resultados positivos, impulsionando a economia local ao provocar a união de pequenos produtores rurais na abertura de quatro pequenas agroindústrias, que vai gerar renda e emprego na Zona Rural, além de agregar valor a produção rural.

Fruto também desta parceria, que tem a consultoria do ex-prefeito de Crissiumal (RS), Walter Luiz Heck, a Câmara Municipal de Vereadores aprovou projeto de lei de autoria do executivo que cria o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), significando um grande avanço no controle da qualidade da produção local e a garantia de que os consumidores terão produtos inspecionados à disposição. Este passo serviu ainda para que seja possível a instalação de algumas pequenas agroindústrias, sendo uma despoupadeira de frutas que será tocada por quatro produtores do Assentamento São Francisco, onde vivem cerca de 70 famílias, outros dois proprietários rurais do Assentamento Raimundo da Rocha (192 famílias) decidiram abrir uma pequena agroindústria de derivados da cana, e outras duas de derivados da mandioca deverão funcionar no Assentamento São Francisco e Assentamento Raimundo da Rocha, neste último, outros pequenos produtores pretendem investir num abatedouro de frango. O Sicredi será a instituição financeira que financiará os projetos, através do Programa Cooperar e Crescer

O prefeito municipal destacou a importância de pequenos negócios na geração de emprego e renda, que podem representar a médio e longo prazo a retomada da economia no município. “Gradativamente nossos projetos de desenvolvimento ganham forma e logo teremos resultados importantíssimos neste processo” frisou. O Chefe do Executivo Municipal, disse ainda que este processo seja lento, mas os resultados são satisfatórios se considerar que seu governo tem pouco mais de um ano de mandato. “Temos trabalhado a conscientização da população, da classe produtora e de nossos empresários, para que eles se insiram nestes projetos e colabore no desenvolvimento de nossa cidade” incentivou o prefeito.

O gestor municipal fez questão de esclarecer que as parcerias que te mantido com a iniciativa privada tem apresentado resolutividade, e que estes parceiros estão apoiando os projetos justamente pelo fato de visualizarem seriedade, responsabilidade e comprometimento. “Essas empresas demonstram clara responsabilidade social e foram atraídas ao verem que os projetos são sérios e visam mudar a realidade em que vivemos” concluiu ele.

Ainda estão em andamento, outros projetos, como a construção de um mini laticínio, que irá incrementar a bacia leiteira, principalmente com o andamento do programa Balde Cheio. Equipamentos já foram adquiridos, inclusive veículos que servirão para atender os produtores no transporte e apoio das atividades do mini laticínio, e agora só falta erguer as instalações e começar a funcionar. A prefeitura fará a doação do terreno para que o empreendimento seja levantado.

O trabalho é dirigido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, que auxilia na elaboração dos projetos, definindo equipamentos necessários e estudando a viabilidade dos negócios, além é claro de dar assistência técnica.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135716/visualizar/