Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 18 de Abril de 2010 às 21:13

    Imprimir


O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, iniciou neste domingo as comemorações do aniversário de 200 anos de independência do país, mas os críticos aproveitaram o momento para acusá-lo de transformar a nação em um ditadura ao estilo cubano.

O líder socialista, que se considera herdeiro do líder venezuelano do século 19, Simon Bolívar, deve receber as visitas de líderes esquerdistas de outros países, incluindo o dirigente cubano, Raul Castro, e Evo Morales, da Bolívia.

Nesta segunda-feira, quando a Venezuela completa exatos 200 anos da declaração de independência da Espanha, os líderes da aliança Alba, liderada por Chávez, devem organizar uma reunião de cúpula em Caracas.

"Nós estamos há poucas horas da grande festa", escreveu Chávez. "Uma alegre comemoração de 200 anos de luta. Fraternidade, socialismo ou morte."

Além de adotar a linguagem de seu amigo e mentor Fidel Castro, ex-ditador de Cuba, Chávez tem se apresentado em seus 11 anos de governo como o líder capaz de levar a Venezuela ao que chama de verdadeira independência após décadas de regime capitalista.

Festas nas ruas e eventos especiais estão acontecendo neste domingo na Venezuela. Exércitos de funcionários e voluntários --vestidos com camisas vermelhas e o quepe utilizado por Chávez-- se espalharam por Caracas.

Críticas da oposição

A oposição, que venceu Chávez apenas uma vez desde 1998, irritou-se ao ver o presidente transformar o aniversário de independência do país em uma festa de apoio ao seu governo.

Alguns partidários do Primeira Justiça saíram às ruas de Caracas pedindo por uma "declaração de independência" alternativa.

"Após 200 anos, nós estamos novamente sob uma detestável dominação estrangeira", disse o líder do partido Primeira Justiça, Julio Borges, acusando Chávez de se "submeter indignamente" aos irmãos de Castro. "Os defensores da liberdade há 200 anos não lutaram por... ditadura."





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/135765/visualizar/