Desenvolvida na sede da Fundação Cultural, a iniciativa é fruto de uma parceria entre a pasta, o Senar e o Sindicato Rural
Diamantino: Secretaria de Educação fornece curso de artesanato no chifre
Ao longo desta semana, entre os dias 12 e 16, a Secretaria Municipal de Educação ministrou gratuitamente a 15 alunas um curso de artesanato através do qual elas aprendem a confeccionar berrantes, chaveiros, cintos, cuias de chimarrão, presilhas e outras peças a partir do chifre do boi. Desenvolvida na sede da Fundação Cultural, a iniciativa é fruto de uma parceria entre a pasta, o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o Sindicato Rural de Diamantino.
A turma tem alunas de várias idades e perfis, incluindo duas moças em processo de ressocialização. As aulas são ministradas pelo Prof. Pedro César Lemes, que trabalha há 11 anos no Senar e 15 no ramo do artesanato. Segundo Mylene Paese, assessora de Cultura da Secretaria, “escolhemos esse curso, dentre outros, porque ele apresenta boa viabilidade como fonte de renda”. A pasta conseguiu apoio da Bertin para o projeto, de forma que a companhia se dispôs a fornecer 500 kg de chifres, gratuitamente.
Observador atento e calejado pela experiência, o Prof. Pedro César Lemes frisou que a turma “está se saindo muito bem no curso”. Algumas alunas já eram artesãs e estão se aperfeiçoando, relatou o instrutor. “Outras estão começando agora, dando os primeiros passos”. “Em muitas cidades há cidadãos ganhando dinheiro com artesanato, que também é uma forma da pessoa se ocupar”, finalizou Lemes.
Comentários (1) Faça um comentário