Sema intensifica operações contra o desmatamento
Em razão da greve dos servidores do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama), paralisados desde a última terça-feira (13.04) em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), está intensificando as ações de rotina, de fiscalização. Quatro equipes, totalizando 16 fiscais, deixaram a capital nesta quarta-feira (14.04) em direção aos municípios de Feliz Natal, Juara, Porto dos Gaúchos, Nova Ubiratã, Nova Mutum e Ipiranga do Norte. Os fiscais vão verificar pontos detectados pela secretaria de Administração (Sad) e Deter nos meses de janeiro e fevereiro.
“As equipes estão em campo para fiscalizar áreas localizadas nos municípios, que segundo o último boletim divulgado pelo Sad e Deter, mais desmataram em 2010. O objetivo é fiscalizar 100 pontos de desmatamento e degradação detectados”, explicou Eduardo Rodrigues, coordenador de Fiscalização Florestal, coordenadoria vinculada à Superintendência de Fiscalização da Sema. Rodrigues contou que no município de Ipiranga do Norte, a 900 quilômetros da Capital, na Região Leste do Estado, os satélites detectaram duas grandes áreas de desmatamento, acima de mil hectares.
Segundo Rodrigues outra equipe, que estava na região de Aripuanã há cerca de 10 dias deve chegar nesta sexta-feira a Cuiabá. Por se tratar de áreas mais distantes, a operação contou com o apoio do helicóptero do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer) da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp). A equipe saiu a campo para fiscalizar 230 pontos na região Noroeste de Mato Grosso.
Com apoio do helicóptero já foram fiscalizados em 2010, 330 pontos detectados pelo Deter, Sad e Prodes. Nessas operações foram lavrados pelas equipes da Coordenadoria de Fiscalização de Floresta e Unidades de Conservação (CFFUC) um total de 100 autos de infração, totalizando uma área desmatada de 16.197,1048 hectares desmatados irregularmente com a emissão de s R$ 22.044.043,85 em multa.
Em 2009 foram lavrados pela CFFUC, 1080 autos de infração de desmatamento, totalizando R$ 492.746.470,94 em multas emitidas, e embargadas 12.903,6943 há desmatadas irregularmente.
Comentários