Mamona e oleaginosas energéticas: prorrogado prazo para envio de trabalhos
O prazo para envio de trabalhos científicos para o IV Congresso Brasileiro de Mamona, IV CBM, e o I Simpósio Internacional de Oleaginosas Energéticas, I SIOE, foi prorrogado para o dia 10 de maio.
As áreas temáticas dos trabalhos estão relacionadas ao biodiesel, biotecnologia, economia e cadeias produtivas, fertilidade e adubação, fisiologia, fitossanidade, irrigação, manejo cultural, mecanização agrícola, óleo e co-produtos, melhoramento genético e sementes.
A proposta é que sejam apresentados trabalhos e que haja uma discussão dos aspectos técnico-científicos de importantes oleaginosas, como a mamona, o algodão, o girassol, o amendoim, o gergelim, o dendê, a macaúba, o pinhão-manso, a canola e o crambe. Para congregar o máximo de informações sobre as culturas oleaginosas energéticas foram propostas amplas linhas temáticas, salienta o pesquisador da Embrapa Algodão e coordenador técnico-científico dos eventos, Odilon Ribeiro.
O Chefe de Comunicação e Negócios da Embrapa Agroenergia, José Manuel Cabral reforça que estas linhas abrangem o estado da arte e a necessidade de aprofundamento do referencial teórico e tecnológico das culturas oleaginosas energéticas, bem como de seu papel no contexto das mudanças climáticas globais. “Grande importância e destaque serão dados à apresentação oral dos trabalhos técnicos”, adiantou Cabral.
As normas de elaboração dos resumos podem ser acessadas no site www.cbmamona.com.br onde também estão disponíveis a programação e outras informações sobre o IV CBM e o I SIOE. Os trabalhos podem ser enviados para o e-mail cbm@cnpa.embrapa.
Os eventos são realizados pela Embrapa Algodão, Embrapa Agroenergia e a Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, de 07 a 10 de junho, no Espaço Cultural de João Pessoa/PB.
Comentários