Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 31 de Julho de 2013 às 13:05

    Imprimir


Um novo defensivo biológico para controle de nematoides em lavouras está em fase final de avaliação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que são responsáveis pela aprovação de agrotóxicos. Trata-se do pedido de registro do nematicida Nemat (Paecilomyces lilacinus 300g/kg), da empresa Ballagro Agro Tecnologia Ltda.

O coordenador de Agrotóxicos e Afins do Ministério da Agricultura, Luis Eduardo Rangel, explicou que os nematoides são responsáveis por severas perdas na produção de soja, uma das culturas de maior importância econômica no Brasil. Eles estão presentes no solo e, para se alimentar, injetam substâncias tóxicas nos tecidos da planta, impedindo o seu crescimento. Rangel lembra que os produtos químicos não têm sido eficientes para conter a praga. "Essa praga é um pesadelo para o agricultor, porque as áreas com a presença de nematoides normalmente são condenadas. O nematicida em avaliação é a grande esperança, pois os produtores clamam por isso há muito tempo."

Rangel afirmou que os três órgãos responsáveis pela avaliação dos agrotóxicos estão interessados na aprovação do novo defensivo principalmente pelo fato de ser menos prejudicial ao meio ambiente. Segundo ele, em virtude do apelo social e de produtores, para ampliar a produção sustentável no País, o Ministério da Agricultura tem intensificado sua política de incentivo ao uso e registro de produtos biológicos para combater pragas nas lavouras.

De acordo com o coordenador, o mercado de agrotóxicos, que movimenta cerca de US$ 10 bilhões por ano, tem apostado cada vez mais na aquisição de defensivos sustentáveis. "Estamos em busca de sustentabilidade e, aos poucos, estamos substituindo os produtos mais tóxicos pelos menos tóxicos, 5% dos agrotóxicos registrados no Brasil são biológicos. Nossa meta é chegar a 10% até 2015", estimou. 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/13617/visualizar/