Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 14 de Abril de 2010 às 15:19

    Imprimir


Quem são, onde estão e o que produzem os 15 Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento de Mato Grosso. Para divulgar o potencial turístico e econômico e dar maior visibilidade à atuação dos consórcios  a Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), realiza de 31 a 2 de junho, no Centro de Eventos do Pantanal a I Feira do Desenvolvimento Econômico. O evento fará parte da programação do I Municípios em Foco – Perspectivas de Uma Nova Era, que vai debater questões municipalistas, com análise crítica sobre as propostas de desenvolvimento para os municípios.

 

Segundo o presidente da AMM, Pedro Ferreira de Souza, a iniciativa tem o objetivo de fortalecer a atuação dos consórcios  na feira a população terá a oportunidade de conhecer centenas de produtos  típicos de cada região de Mato Grosso. ”Cada um dos 15 consórcios terá um espaço reservado para tornar público tudo o que produz. São comidas típicas, artesanato, mel, roupas, vídeos institucionais, entre outros produtos”, explica.

De acordo com o diretor de Desenvolvimento Econômico da AMM, Edson Justino dos Reis, além da feira o público poderá participar de seminários e conhecer mais da cultura mato-grossense.  “Estamos solicitando aos municípios que tragam para o evento apresentações culturais que caracterizem as regiões de Mato Grosso. Já estão confirmadas as apresentações da Dança do Congo de Vila Bela da Santíssima Trindade e Os Mascarados de Poconé”, afirma.

 

Consórcios Intermunicipais

Os Consórcios Intermunicipais de Desenvolvimento surgiram em 2005 com a proposta de regionalização da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. O objetivo principal é implantar projetos que potencializem economicamente os polos regionais do Estado, além de viabilizar recursos para a promoção do desenvolvimento, respeitando a identidade econômica de cada localidade. A partir dos consórcios, os municípios passaram a se reconhecer como região e se fortaleceram.

A AMM, através da Coordenação de Desenvolvimento Econômico (criada em 2005), centrou esforços no sentido de motivar e organizar os municípios em consórcios regionais, oferecendo suporte técnico, elaborando planos estratégicos, projetos de desenvolvimento regional e ajudando na consolidação do programa. Atualmente as atividades desenvolvidas pelos consórcios são acompanhadas pela Coordenação Técnica da AMM, através da Gerência de Desenvolvimento Econômico.

Estão ativos em Mato Grosso 15 consórcios intermunicipais, resultado de uma importante parceria entre AMM e prefeitos, com o Estado, através do MT Regional, e outros parceiros, que acreditaram na proposta de desenvolvimento, através do fomento das cadeias produtivas, conforme a vocação de cada região. Os consórcios se transformaram em projetos de regionalização, encampados e liderados pelos prefeitos, organizados em 15 regiões.  

Os consórcios trabalham com a premissa de que a “união faz a força”. Isso fica provado quando se faz uma simples observação de que a integração dos prefeitos que participam do programa amplia significativamente as chances e a representatividade na hora de reivindicar melhores condições para os municípios e região.

A integração e a participação das prefeituras são de extrema importância para a consolidação do programa, pois são os prefeitos que discutem quais os problemas sócioeconômicos comuns dos municípios e buscam soluções regionalizadas, avaliam as cadeias produtivas e, a partir daí, elaboram projetos para subsidiar captação de recursos, capacitação profissional, entre outras ações.

A AMM conta com a experiência adquirida durante a elaboração do plano estratégico para o desenvolvimento regional realizado no Consórcio Vale do Rio Cuiabá. Em parceria com o MT Regional e Sebrae implementará essa mesma ação junto aos demais consórcios do Estado de Mato Grosso.

O sucesso na formação e consolidação dos consórcios despertou o interesse de outros Estados, como o Maranhão, cujos representantes vieram a Mato Grosso conhecer o projeto. A experiência também foi apresentada pela AMM em palestras realizadas no Rio Grande do Sul, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Conheça os consórcios e respectivos presidentes:


1. VALE DO JURUENA

Presidente: Damião Carlos de Lima | Sede: Cotriguaçú


2. VALE DO TELES PIRES

Presidente: Orodovaldo Antônio de Miranda | Sede: Alta Floresta


3. PORTAL DA AMAZÔNIA

Presidente: Antônio Luiz César de Castro | Sede: Colíder


4. NORTE ARAGUAIA

Presidente: Naftaly Calisto da Silva | Sede: Vila Rica


5. VALE DO ARINOS

Presidente: José Alcir Paulino | Sede: Porto dos Gaúchos


6. ALTO TELES PIRES

Presidente: Clomir Bedim  | Sede: Sorriso


7. ARAGUAIA

Presidente: Alcides Milhomem de Cirqueira  | Sede: Alto Boa Vista


8. VALE DO GUAPORÉ

Presidente: Layr Mota da Silva  | Sede: Conquista D´Oeste


9. ALTO DO RIO PARAGUAI

Presidente: Farid Tenório Santos  | Sede: Arenápolis


10. REGIÃO SUL

Presidente: Dimorvan Alencar Brescancim  | Sede: Campo Verde


11. MÉDIO ARAGUAIA

Presidente: Maurício Cardoso Tonhá  | Sede: Água Boa


12. COMPLEXO NASCENTES DO PANTANAL

Presidente: Antônio Milanezi  | Sede: São J. dos Quatro Marcos

 
13. VALE DO RIO CUIABÁ

Presidente: Meraldo Figueiredo Sá  | Sede: Cuiabá


14. NASCENTES DO ARAGUAIA

Presidente: Roland Trentini  | Sede: Alto Garças


15. PORTAL DO ARAGUAIA

Presidente: Gerson Rosa de Moraes  | Sede: Barra do Garças





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136219/visualizar/