Secretário de Cultura apresenta projeto “Casa da Lusofonia” em Portugal
No último dia da missão “Mato Grosso no Circuito Lusófono”, promovida pelo Sebrae-MT, o secretário de Estado de Cultura, Oscemário Daltro e a comitiva participaram de duas importantes reuniões em Lisboa (Portugal), quando foi apresentado o projeto “Casa da Lusofonia” ao Ministério da Cultura e a Fundação Calouste Gulbenkian.
Desde o dia 6 de abril, o grupo tem realizado uma série de encontros culturais e empresarias em diversas cidades de Portugal com o objetivo de consolidar as relações de Mato Grosso com sua Pátria Mãe no que diz respeito ao intercâmbio cultural e na possibilidade de atrair investidores.
Na manhã de terça-feira (13.04), o gestor de projetos Hugo Martinez de Seabra e a diretora Luísa Sanches Valle apresentaram a atuação da Fundação Calouste Gulbekiam e iniciaram o debate para se criar em Cuiabá a “Casa da Lusofonia”, que seria um espaço para a diversidade artística dos países de língua portuguesa. A proposta apresentada pelo secretário Oscemário foi reforçada no período da tarde no Ministério da Cultura, quando ele e representantes de Mato Grosso foram recebidos pelo secretário de Estado de Cultura, Elísio Sumavielle e pela secretária adjunta Ana Madureira.
“Mato Grosso tem portas abertas para os projetos que foram apresentados por essa região. Há algumas expectativas importantes e esse é o primeiro passo”, disse Elísio. Também na terça-feira foi assinado um termo de cooperação entre a Associação Etnia de Portugal, presidida por Mário Alves, e a Secretaria de Estado de Cultura, para firmar o elo entre o Estado mato-grossense e os países de língua portuguesa por intermédio do projeto Circuito Lusófono que é realizado pela associação e em Mato Grosso tem como representante a produtora cultural, Magna Domingos, da Dom Produções.
Como testemunha da parceria da Secretaria de Cultura e da Associação Etnia esteve presente o assessor do Ministério da Educação e Cultura do país São Tomé e Príncipe, Ayres Major, que também tem como meta estreitar os laços com Mato Grosso.
“A missão cultural junto com o Sebrae pode apresentar e debater o empreendedorismo em diversas áreas e as diversas formas de se trabalhar a questão cultural e ampliar o leque que se tem. É importante mostrar para a sociedade a relevância de estar inserido na cultura como parte da transformação do homem. O projeto da Lusofonia tende a buscar novas identidades e parcerias amplas e duradouras”, completou Oscemário.
Comentários