Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 13 de Abril de 2010 às 10:12

    Imprimir


A Yoki Alimentos S/A comunicou ao público, no dia 7 deste mês, que por falha humana seu produto "Lanchinho Yokitos 135g" foi distribuído com a informação incorreta de "Não contém glúten" em sua embalagem externa (secundária), quando na realidade o produto contém traços da substância. Por causa disso, a indústria retirou os produtos do mercado, com validades de 26 de janeiro a 20 de abril de 2010, correspondentes aos lotes números 260110C a 200410C.

No fim de janeiro deste ano, a Superintendência de Defesa do Consumidor de Mato Grosso (Procon-MT) determinou à empresa Yoki Alimentos S/A a retirada dos salgadinhos Yokitos, vendidos em pacote promocional com 5 unidades, de todos os estabelecimentos comerciais do Estado. O pedido chegou a ser reiterado duas semanas após a primeira solicitação, depois da constatação de que alguns supermercados de Cuiabá continuavam com o produto nas prateleiras. O pedido de recall por parte do órgão estadual foi motivado pela informação incorreta contida nos pacotes de salgadinho, mesma argumentação da empresa feita neste mês. No comunicado, a empresa esclarece que a ingestão por pessoas com intolerância ao glúten poderá ocasionar prisão de ventre e dor abdominal, entre outros.

Para as pessoas que possuem produtos nessas validades e lotes a Yoki disponibiliza o telefone 0800 772 7065. A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.

O Código de Defesa do Consumidor (artigo 10), estabelece que "o fornecedor não poderá colocar no mercado de consumo produto ou serviço que sabe ou deveria saber apresentar alto grau de nocividade ou periculosidade à saúde ou segurança". (Com Procon/SP)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136419/visualizar/