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Economia
Segunda - 12 de Abril de 2010 às 09:58

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O Dia das Mães é considerado pelo comércio a segunda melhor data do ano – atrás apenas do Natal – em faturamento. Por isso mesmo, os representantes do setor estão otimistas e esperam que a data aqueça ainda mais o mercado.

A Alshop (Associação dos lojistas de shopping) espera um crescimento de 7% nas vendas em relação ao mesmo período de 2009, quando o crédito ao consumidor ainda estava prejudicado por causa da crise mundial. A expectativa da Fecomércio-SP (Federação do Comércio de São Paulo) também é de alta, que pode variar de 5% a 6%. A ASCP (Associação Comercial de São Paulo) projeta faturamento de 8% a 10% maior. 

De acordo com o presidente da Alshop, Nagib Sahyoun, esse crescimento vai ser alavancado, principalmente, pelas lojas de roupas. 

- Cerca de 40% das lojas de shopping são de roupas, então é lógico que a aposta forte acaba sendo nesse segmento. Além disso, a coleção nova [outono-inverno] vai atrair a atenção das mães, que preferem ganhar esse tipo de produto. Mulher adora novidades e moda. 

Segundo a economista da Fecomércio- SP, Kelly Carvalho, peças de vestuário e calçados são sempre os campeões de vendas na data e a tendência deve ser seguida em 2010. 

- De acordo com o levantamento feito no ano passado, cerca de 30% dos consumidores dão roupas e sapatos para as mães. Depois vêm os perfumes e cosméticos, que respondem por 10% das vendas. 

Eletrodomésticos

Kelly afirma que a procura por bens duráveis como fogões, geladeiras e fornos de micro-ondas respondem por apenas 9% da procura. 

- Os filhos estão procurando produtos de uso pessoal, não pra casa. A escolha por eletrodomésticos vem diminuindo ao longo dos anos. 

Já para o economista da ASCP, Marcel Solimeo, os itens da linha branca continuam em alta. 

- As pessoas unem o útil ao agradável e acabam dando de presente itens que faltam, ou precisam ser trocados. Então os utensílios para o lar continuam tendo um forte apelo. 

Segundo ele, nem a volta da cobrança do IPI (Imposto Sobre Produto Industrializado) deve inibir os consumidores.

- Você até pode ter uma desaceleração em um primeiro momento porque as pessoas anteciparam as compras. Mas o consumidor que parcela o pagamento nem vai sentir a diferença do aumento do imposto em cada prestação e não é por isso que vai deixar de comprar. 

Copa do Mundo 

Solimeo aposta em outro item que deve ser protagonista no Dia das Mães em 2010: as televisões. 

- O setor de TV está bastante otimista por causa da Copa do Mundo [que começa em junho]. O segmento deve crescer entre 10% e 12%, até porque no ano passado, o setor não estava bem porque dependia do credito [que foi afetado por causa da crise mundial].




Fonte: Do R7

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