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Lojistas apostam na venda de roupas e sapatos para manter o mercado aquecido
Comércio deve crescer até 10% no Dia das Mães
O Dia das Mães é considerado pelo comércio a segunda melhor data do ano – atrás apenas do Natal – em faturamento. Por isso mesmo, os representantes do setor estão otimistas e esperam que a data aqueça ainda mais o mercado.
A Alshop (Associação dos lojistas de shopping) espera um crescimento de 7% nas vendas em relação ao mesmo período de 2009, quando o crédito ao consumidor ainda estava prejudicado por causa da crise mundial. A expectativa da Fecomércio-SP (Federação do Comércio de São Paulo) também é de alta, que pode variar de 5% a 6%. A ASCP (Associação Comercial de São Paulo) projeta faturamento de 8% a 10% maior.
De acordo com o presidente da Alshop, Nagib Sahyoun, esse crescimento vai ser alavancado, principalmente, pelas lojas de roupas.
- Cerca de 40% das lojas de shopping são de roupas, então é lógico que a aposta forte acaba sendo nesse segmento. Além disso, a coleção nova [outono-inverno] vai atrair a atenção das mães, que preferem ganhar esse tipo de produto. Mulher adora novidades e moda.
Segundo a economista da Fecomércio- SP, Kelly Carvalho, peças de vestuário e calçados são sempre os campeões de vendas na data e a tendência deve ser seguida em 2010.
- De acordo com o levantamento feito no ano passado, cerca de 30% dos consumidores dão roupas e sapatos para as mães. Depois vêm os perfumes e cosméticos, que respondem por 10% das vendas.
Eletrodomésticos
Kelly afirma que a procura por bens duráveis como fogões, geladeiras e fornos de micro-ondas respondem por apenas 9% da procura.
- Os filhos estão procurando produtos de uso pessoal, não pra casa. A escolha por eletrodomésticos vem diminuindo ao longo dos anos.
Já para o economista da ASCP, Marcel Solimeo, os itens da linha branca continuam em alta.
- As pessoas unem o útil ao agradável e acabam dando de presente itens que faltam, ou precisam ser trocados. Então os utensílios para o lar continuam tendo um forte apelo.
Segundo ele, nem a volta da cobrança do IPI (Imposto Sobre Produto Industrializado) deve inibir os consumidores.
- Você até pode ter uma desaceleração em um primeiro momento porque as pessoas anteciparam as compras. Mas o consumidor que parcela o pagamento nem vai sentir a diferença do aumento do imposto em cada prestação e não é por isso que vai deixar de comprar.
Copa do Mundo
Solimeo aposta em outro item que deve ser protagonista no Dia das Mães em 2010: as televisões.
- O setor de TV está bastante otimista por causa da Copa do Mundo [que começa em junho]. O segmento deve crescer entre 10% e 12%, até porque no ano passado, o setor não estava bem porque dependia do credito [que foi afetado por causa da crise mundial].
A Alshop (Associação dos lojistas de shopping) espera um crescimento de 7% nas vendas em relação ao mesmo período de 2009, quando o crédito ao consumidor ainda estava prejudicado por causa da crise mundial. A expectativa da Fecomércio-SP (Federação do Comércio de São Paulo) também é de alta, que pode variar de 5% a 6%. A ASCP (Associação Comercial de São Paulo) projeta faturamento de 8% a 10% maior.
De acordo com o presidente da Alshop, Nagib Sahyoun, esse crescimento vai ser alavancado, principalmente, pelas lojas de roupas.
- Cerca de 40% das lojas de shopping são de roupas, então é lógico que a aposta forte acaba sendo nesse segmento. Além disso, a coleção nova [outono-inverno] vai atrair a atenção das mães, que preferem ganhar esse tipo de produto. Mulher adora novidades e moda.
Segundo a economista da Fecomércio- SP, Kelly Carvalho, peças de vestuário e calçados são sempre os campeões de vendas na data e a tendência deve ser seguida em 2010.
- De acordo com o levantamento feito no ano passado, cerca de 30% dos consumidores dão roupas e sapatos para as mães. Depois vêm os perfumes e cosméticos, que respondem por 10% das vendas.
Eletrodomésticos
Kelly afirma que a procura por bens duráveis como fogões, geladeiras e fornos de micro-ondas respondem por apenas 9% da procura.
- Os filhos estão procurando produtos de uso pessoal, não pra casa. A escolha por eletrodomésticos vem diminuindo ao longo dos anos.
Já para o economista da ASCP, Marcel Solimeo, os itens da linha branca continuam em alta.
- As pessoas unem o útil ao agradável e acabam dando de presente itens que faltam, ou precisam ser trocados. Então os utensílios para o lar continuam tendo um forte apelo.
Segundo ele, nem a volta da cobrança do IPI (Imposto Sobre Produto Industrializado) deve inibir os consumidores.
- Você até pode ter uma desaceleração em um primeiro momento porque as pessoas anteciparam as compras. Mas o consumidor que parcela o pagamento nem vai sentir a diferença do aumento do imposto em cada prestação e não é por isso que vai deixar de comprar.
Copa do Mundo
Solimeo aposta em outro item que deve ser protagonista no Dia das Mães em 2010: as televisões.
- O setor de TV está bastante otimista por causa da Copa do Mundo [que começa em junho]. O segmento deve crescer entre 10% e 12%, até porque no ano passado, o setor não estava bem porque dependia do credito [que foi afetado por causa da crise mundial].
Fonte:
Do R7
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136563/visualizar/
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