Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Abril de 2010 às 15:26

    Imprimir


O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) iniciou as doações de equipamentos de informática para os tribunais de justiça deste ano de 2010. Estão previstos R$ 30,2 milhões em mais de 15 mil unidades de equipamentos como microcomputadores, scanners, impressoras, aceleradores de rede, servidores, gabinetes para os servidores, aparelhos de videoconferência, licenças de softwares e certificados digitais.

O objetivo do Conselho, que anualmente faz doações deste tipo aos tribunais, é colaborar para a modernização da área de informática do Poder Judiciário e, com isso, possibilitar a melhoria do serviço da Justiça aos cidadãos. Neste ano, as doações do CNJ aos tribunais foram definidas a partir das respostas dos próprios tribunais ao questionário sobre governança de Tecnologia de Informação (TI) aplicado pelo Conselho no ano passado.

Segundo o juiz auxiliar da presidência do CNJ Paulo Cristóvão de Araújo Silva Filho, um dos objetivos da política de investimentos na área tecnológica do Conselho, é assegurar que todos os tribunais tenham pelo menos um computador por servidor. "Uma das nossas prioridades é direcionar equipamentos para a melhoria da infraestrutura de acesso", ressaltou o juiz auxiliar. Entre os critérios utilizados para definição da política de recursos tecnológicos está a idade dos equipamentos atualmente em uso pelos tribunais. A expectativa do CNJ é concluir a entrega de todos os equipamentos aos tribunais até o final do primeiro semestre.

Destacam-se entre os equipamentos adquiridos e doados pelo CNJ, microcomputadores com processadores de núcleo duplo, 4GB de memória RAM e disco rígido de 320GB. Acompanham monitores widescreen de 19"" com base pivotante e com placa de vídeo com duas saídas, que permite a conexão de um monitor adicional para melhor visualização do processo eletrônico.

Os aceleradores (WAN), que permitem dobrar ou até triplicar a velocidade da transferência de dados, deverão ser instalados nas redes de dados dos tribunais de Justiça dos estados que fazem parte da Amazônia Legal, aumentando a velocidade de acesso entre os tribunais e suas unidades judiciárias.

Ainda entre as doações, estão equipamentos no-breaks de 700 VA que foram adquiridos para garantir o fornecimento de energia elétrica aos microcomputadores no caso de falta de energia. Sua principal característica é permitir o desligamento dos equipamentos ligados a ele antes do término da carga das baterias. Já os scanners adquiridos permitem a digitalização de até mil páginas diárias a 20 páginas por minuto no formato A4 e são importantes para a digitalização de peças para o processo eletrônico.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136738/visualizar/