Vice, que luta contra o câncer, alegou que não vai disputar eleições por questões de saúde
Vice desiste do Senado e vai assumir a Presidência no domingo
O vice-presidente José Alencar anunciou nesta sexta-feira (9) que não vai se candidatar a nenhum cargo nas eleições deste ano. De acordo com o vice, a decisão foi tomada ontem após conversa com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Com a desistência, Alencar poderá assumir a Presidência na ausência de Lula.
Alencar disse ainda que o presidente Lula apoiou a sua decisão.
- O presidente achou até admirável a minha decisão. O Lula me deixou à vontade.
O vice-presidente irá assumir neste domingo (11) a Presidência, em função da viagem do presidente Lula aos Estados Unidos. Se Alencar fosse disputar uma vaga nas eleições, ele não poderia assumir um cargo no Executivo e a Presidência ficaria nas mãos de José Sarney (PMDB-AP), presidente do Senado.
- Eu vou assumir domingo a Presidência e me torno inelegível, mas como não vou concorrer a cargo nenhum, não há nenhum problema.
A família do vice-presidente também apoiou a decisão.
- A Mariza [esposa de Alencar] então, fez uma festa.
Com a desistência de Alencar, fica mais clara a disputa ao governo de Minas Gerais, onde além do nome de Alencar – que apesar de ter declaro que disputaria o Senado também era sondado para disputar o governo – estão na disputa os ex-ministros Hélio Costa (PMDB) e Patrus Ananias (PT). O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT) também quer a vaga de candidato ao governo do Estado. Alencar não disse claramente quem apoiaria.
- Em um palanque enxuto nós ganhamos a eleição em Minas de ponta a ponta, incluindo a nossa candidata à presidência. Meu candidato em Minas é do consenso. Eu acho que isso teria que ser decido logo, apesar de que há prazo legal para começar a campanha. Mas é preciso tempo para trabalhar na campanha.
Para o ano que vem, Alencar não definiu ainda o que irá fazer.
- Meu futuro também não é tão longo e eu quero ficar mais livre também. Quando eu era senador frequentava normalmente um restaurante em Brasília, agora não posso mais fazer isso. Essa liberdade também é importante. De certa forma me entristece sair da política, mas no meu caso estou saindo. Mas estou feliz com a minha decisão.
Comentários