Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 08 de Abril de 2010 às 10:24
Por: Rafael Souza

    Imprimir


No aniversário de 291 anos de Cuiabá, o governo de Mato Grosso, por intermédio da Secretaria de Estado, Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), comemora os números de pessoas qualificadas na Capital. A Setecs investe desde 2003 na formação de trabalhadores excluídos do mercado de trabalho ou que não têm uma profissão. E até o final de 2009 foram disponibilizados 619 cursos nas áreas industrial, comercial, tecnológica, construção civil, entre outros. Mais de 17 mil cidadãos cuiabanos já receberam alguma qualificação ofertada pela Secretaria nestas áreas.

“Nós estamos trabalhando na intenção de ampliar cada vez mais esse trabalho. Sabemos que quando qualificamos um cidadão estamos entregando a ele uma vida mais digna”, explicou a superintendente de qualificação profissional da Setecs, Rosamaria Carvalho.

Por meio do Qualifica Mato Grosso foram disponibilizados mais de 90 cursos em diversas áreas. A Setecs também se lembrou de levar qualificação às categorias das empregadas domésticas, garçons e taxistas. Em três anos, foram 2.420 profissionais qualificados.

Já os reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé) foram atendidos pelo projeto “Desenvolvendo com Cidadania”. Além do curso de informática básica, o projeto ensinou como fazer o reaproveitamento de alimentos, produção de derivados do leite, pequenos artefatos de madeira.

O Programa de Educação Profissional para Inclusão Social (Pepis), qualificou até o ano de 2009, 6.037 trabalhadores em diversas áreas do comércio e serviços.

Além dos convênios que a Setecs possui para qualificação profissional de trabalhadores, em 2009 a Secretaria investiu na capacitação de profissionais para atender as demandas que irão surgir com a Copa do Mundo de 2014. O QualiCopa, programa que conta com investimentos da ordem de R$ 3 milhões, ofertou neste primeiro momento 4.028 vagas em parceria com as instituições de ensino Senai e Senac. Mas, segundo Rosamaria, novas vagas serão abertas ainda em 2010.

“É com ações como estas que a Setecs vem ajudando a construir uma Cuiabá mais cidadã, pronta para os desafios do mercado de trabalho. Investir na formação profissional é garantir que mais pessoas tenham uma melhor qualidade de vida, fruto do próprio trabalho, é desta maneira que o governo tem ajudado no desenvolvimento da nossa Capital”, destacou a secretária da Setecs, Roseli Barbosa.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/136902/visualizar/