Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 06 de Abril de 2010 às 18:01
Por: Roberto Nunes

    Imprimir


Matusalém Teixeira

O tema “cidadania” foi amplamente falado pelo Promotor de Justiça da Comarca de Rondonópolis, Cláudio César Mateu Cavalcante, na aula inaugural do Cursinho Pré-vestibular Zumbi dos Palmares, na quadra de esportes da Escola Municipal Caic, no Jardim Gramado, na noite do dia 5 de abril. O curso é oferecido de graça pela prefeitura de Rondonópolis em parceria com o Movimento Negro. Em 2009, 400 alunos foram matriculados, destes 120 passaram no vestibular da Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT.Para este ano são ofertadas 600 vagas, sendo 50% a mais que o ano anterior.

“Todos aqui tem expectativa de melhoria. Buscam um ideal que a vida pode dar. Muitas coisas que talvez se não estudar a pessoa não vai conseguir. Um dos conceitos de cidadania é ter direitos, mas cumprir os deveres enquanto sociedade. O direito corresponde a uma obrigação e para que aconteça alguém tem que cumprir o seu dever. Conceito de direito e dever tem que andar sempre juntos”. explicou o promotor.

Segundo o assessor do Movimento Negro, professor pós-doutor Flávio Antônio da Silva Nascimento, a ação do cursinho Pré-vestibular gratuito vai ficar para história do município. “O nosso projeto faz mais do que preparar o aluno para o vestibular. No ano passado tivemos uma evasão de alunos que durante o curso saíram porque passaram em concursos públicos. Estamos assistindo uma evolução silenciosa daqueles mais precisam.”, disse.

De acordo com o doutor Flávio Nascimento, o cursinho pré-vestibular vai abrir turmas aos finais de semana. “A proposta é oferecer o estudo por meio do sistema de módulos. Dar oportunidade para aqueles que trabalham à noite e só tem os finais de semana para estudar.”, considera.

Estiveram presente no evento a secretária Municipal de Educação, Marilda Soares Rufino; secretário de Administração, Gerson Araújo de Oliveira; Trânsito, Donizete Aparecido de Souza; Finanças Adão Nunes; Planejamento Antônio Augusto Miranda de Souza; Receita Regina Celi Marques Ribeiro; Meio Ambiente, Lindomar Alves e o diretor da Coder Darci Lovato.

Além, do professor mestre, Anturtépio Dias Pereira; a vice-presidente do Movimento Negro, Elisangêla Bezerra; os diretores da Escola Estadual Carlos Pereira Barbosa, Genoefa Rezende do Carmo; Escola Municipal Edivaldo, Iranides de Souza; Escola Municipal 1º de Maio, Edmária Silva Xavier; Escola Municipal Gidázia de Souza Pirozzi, Claúdia do Desterro; Escola Municipal Bernado Venâncio de Carvalho, Sandra Gonçalves da Silva e Escola Municipal Caic, Elizabeth Carvalho.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137081/visualizar/