Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 06 de Abril de 2010 às 14:54

    Imprimir


O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) recebeu este mês a auditoria de monitoramento da certificação ISO 9001 e garantiu o ‘upgrade" da nova versão ISO 9001: 2008, que atesta a atualização quanto à norma internacional de gestão de qualidade. Isso significa que a instituição privada mantém o nível exigido para excelência do sistema de gestão, seguindo requisitos de controle, comprometimento da alta direção, análise crítica, monitoramento de resultados e melhoria contínua dos processos. Tudo isso com foco no aumento da competitividade e credibilidade e, cada vez mais, para oferecer produtos e serviços que melhor atendam às necessidades e expectativas dos clientes.

A auditoria para manutenção do selo ao Senai-MT foi realizada entre os dias 31 de março de 01 de abril, pela ABS Quality Evaluations uma das principais entidades certificadoras da ISO 9001 no mundo. "Certificado pela Norma ISO 9001 desde 2004, o Senai-MT comprovou que está trabalhando dentro dos padrões exigidos para o sistema de gestão da qualidade. Esta norma determina que os processos e as diretrizes da nossa instituição sejam bem definidos, dando a oportunidade para que todos os profissionais conheçam melhor o trabalho que executam e saibam o que a empresa espera de cada um", comenta o diretor regional do Senai-MT, Gilberto Gomes de Figueiredo.

Além do Senai-MT, apenas 48 empresas mato-grossenses possuem a certificação ISO 9001, conforme dados do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). A nova versão da ISO 9001 : 2008, apresenta-se com mudanças significativas voltadas para a valorização da gestão por competência e na gestão de fornecedores. Todas as organizações certificadas pela ISO 9001 têm até novembro deste ano para adequar-se à modernização da norma.

Em 2004, o Senai-MT foi a primeira instituição privada de ensino profissional a conseguir certificação internacional ISO 9001 no Estado. Além de promover a melhoria nos processos internos, a habilitação também contribui para a melhoria dos produtos e serviços técnicos e tecnológicos oferecidos pelo Senai-MT. Um exemplo é o Quali-MT, projeto que oferece consultorias para indústrias mato-grossenses visando o aprimoramento dos processos de gestão das empresas para alcance da ISO 9001/2008.

Hoje, a ISO (International Organization for Standardization) está presente em mais de 100 países, que integram a organização internacional especializada em padronização. No Brasil, a ISO é representada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A cada ano, as empresas certificadas passam por auditoria de empresas credenciadas para avaliar o sistema de gestão.




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137113/visualizar/