Passadas as comemorações é hora de desovar estoque e girar capital com outros produtos
Supermercados iniciam promoção de ovos
Responsável por alavancar boa parte das vendas dos supermercados na época da Páscoa, ovos e chocolates este ano tiveram crescimento médio em torno de 3% em relação a 2009. As sobras, entretanto, chegaram a 5% porque o setor comprou bem mais este ano ante uma previsão de consumo maior. Por conta disso, os supermercados devem iniciar a partir de hoje a tradicional promoção “leve dois, pague um”, estratégia de vendas bastante utilizada após o período símbolo para evitar perdas e devolução das mercadorias aos fornecedores. As indústrias já sinalizaram a promoção e os consumidores poderão encontrar ovos pela metade do preço nos supermercados da Grande Cuiabá.
“Mesmo se a sobra for pequena a promoção sempre acontece porque é inviável mantermos estoques de produtos perecíveis nas prateleiras”, afirma o vice-presidente da Associação dos Supermercadistas do Estado (Asmat), Altair Magalhães. Os valores dos descontos oscilam de acordo com o estoque. Quem tem mais [estoque sobrando] sempre oferece um desconto maior.
Apesar de ter alcançado um bom resultado com as vendas – crescimento de 17% na comparação com o ano anterior - o Comper registrou sobras devido às compras de última hora. “Os consumidores sinalizaram maior consumo, por isso decidimos reforçar os estoques das prateleiras às vésperas da Páscoa”, informa o gerente Edílson da Silva.
O Comper já está negociando com a indústria a promoção para as vendas da sobra de chocolates. “Pode ser até mesmo aquela do levar dois [ovos] e pagar um, como fizemos no ano passado”, adianta. Ele afirmou que nesta época os supermercados aproveitam para agradar o consumidor com a promoção que todos esperam. “[A promoção] já virou tradição tanto quanto a venda na Páscoa. Muitos, inclusive, estão deixando para comprar [ovos de chocolate] após a data para aproveitar os preços. Fizemos a campanha no ano passado e deu certo”, diz. Para este ano, a expectativa é desovar todo o estoque em um período de quatro dias.
Outros produtos de época, como pescado, azeite, bacalhau, leite, coco ralado, canjica e creme de leite também tiveram crescimento em vendas. “Chegamos a esgotar nossos estoques de pescado e creme de leite. As nossas lojas contabilizaram vendas de duas toneladas de bacalhau”, afirmou Edílson. Segundo ele, cada loja da rede faz a sua ação individual, mas a promoção é única. “Na verdade, quem dá as cartas são os fornecedores. Estamos negociando e possivelmente vamos repetir a promoção do ano passado”.
AGRUPAMENTO - A rede de Supermercados Modelo também inicia hoje a promoção de ovos de chocolate em suas lojas. Este ano a rede contabilizou sobras inferior a 7%. “Desse total, a metade é por motivo de quebra ou porque os ovos começaram a derreter por causa do calor. Estamos negociando com nossos fornecedores”, informa Altair Magalhães, um dos proprietários da rede.
Ele informou que o Modelo comprou 10% a mais em relação ao ano passado. “Vendemos mais do que em 2009, mas vamos fazer a partir de amanhã [hoje] a promoção porque precisamos zerar o estoque até o próximo sábado”. No Modelo, as sobras de ovos serão concentradas nas lojas de maior movimento. “Vamos deslocar os produtos para as principais lojas. Assim fica mais fácil vender”, diz Magalhães.
Ontem pela manhã, funcionários da loja trabalhavam no “agrupamento” e recolhimento do estoque de ovos de chocolate que ficaram nas prateleiras. A estimativa é de que a sobra total tenha chegado a cerca de 500 caixas em todas as lojas.
Na opinião de Altair Magalhães, a venda de ovos de Páscoa nas grandes redes este ano só não foi melhor porque a população ainda não havia recebido o pagamento. “Outros deixaram para comprar depois e aproveitar as promoções”, justificou.
Comentários