Nova técnica promete acabar com dores no corpo
Alinhar o corpo unindo técnicas de alongamento, pilates e ioga. Essa é a proposta do Balance, atividade física que consiste em exercícios inspirados em movimentos do balé clássico. A intenção é utilizar a mobilidade da articulação criando tônus para uma musculação pouco trabalhada funcionar e assim, com esse estímulo, alcançar o balanceamento de musculaturas e estruturas ósseas.
A técnica foi criada pelas mineiras Jaqueline Bellini e Bianca Marinho, ex-bailarinas e atuais fisioterapeutas, que procuravam uma maneira de evitar as inúmeras lesões decorrentes da prática do balé. Aliás, foram os próprios movimentos do balé que serviram de inspiração para o desenvolvimento de séries de exercícios um trabalho de fortalecimento muscular.
O objetivo do Balance é, portanto, corrigir a postura, estimular musculaturas pouco trabalhadas e, consequentemente, delinear o corpo. "Os alunos aprendem como respirar de maneira correta e desenvolvem uma consciência corporal, que é o primeiro passo para qualquer tentativa de emagrecimento", explica Bianca.
O passo seguinte é melhorar a flexibilidade e aos poucos adquirir o que as profissionais chamam de equilíbrio corporal. "Com o passar do tempo a pessoa entende o funcionamento de cada parte de seu corpo, e consegue fazer com elas trabalhem em harmonia", acrescenta.
As sequências são realizadas no chão, em barras ou em pé e utilizam objetos como pesos, elásticos e bolas para aperfeiçoar o trabalho. O Balance é ideal para quem não é tão zen para praticar ioga, nem tão disposto para fazer musculação, e pode ser praticado tanto por homens quanto por mulheres em qualquer idade.
Comentários