Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 31 de Março de 2010 às 10:09
Por: Nélson Alves

    Imprimir


O município de Denise, situado no Médio Norte Matogrossense apresenta área e clima com grande aptidão para heveicultura (cultivo da seringueira). E graças ao projeto Culturas Perenes que incentiva a produção da seringueira, Denise é hoje destacadamente o município referência na heveicultura em Mato Grosso.

Criado com recursos próprios do município no ano de 2001, o projeto tem recebido apoio do Governo do Estado através de convênios com o MT – Regional, por meio de seus programas MT-Prohevea e MT-Floresta e ainda da AMM e SEDER. Nestes 09 anos de existência, o projeto já beneficiou 148 propriedade rurais. Através dele, Denise passou de 250 para 1500 hectares plantados. E, passará de 30 para 450 toneladas de borracha natural produzidas nos próximos 06 anos.

Os aspectos positivos desse projeto, bem como tecnologias de produção e perspectivas de mercado foram apresentados para produtores rurais, técnicos, engenheiros, secretários municipais de Agricultura e Prefeitos Municipais no IV Seminário da Heveicultura promovido em Denise no último dia 26. O evento reuniu mais de 500 pessoas de 27 municípios matogrossenses.

O IV Seminário da Seringa contou com a presença de vários especialistas, destacando as palestras de Augusto Hauber Gameiro, mestre e doutor da USP que abordou o Mercado Nacional e Internacional da Borracha Natural; a apresentação do Programa MT-PROHEVEA, pelo superintendente regional responsável pela cadeia produtiva da Seringueira do Programa MT-Regional, Israel Antunes Marques; o sistema agro-florestal, por Fernando César Oliveira da Silva que é engenheiro agrônomo e gerente da CEPLAC em Mato Grosso; a influência da Seringueira ao Meio Ambiente, pelo engenheiro da EMPAER, Antonio Rocha Vital; sistemas de sangria e os desafios da gestão técnica do seringal, pelo engenheiro florestal da empresa Miclhelin, Milto Luiz da Silva e a palestra sobre Linhas de Crédito (Crédito e a Sustentabilidade) do Banco do Brasil, por Maria Cristina Garcia, Analista de Negócio do Banco do Brasil.

Para Augusto Gameiro, o município de Denise está no caminho certo ao incentivar o pequeno produtor no cultivo da seringueira. “Aqui tem todo um programa para fomentar a heveicultura e a gente admira muito o que acontece em Denise por esse aspecto”, disse ele.

Gameiro destacou que a seringueira é um bom investimento. “Se analisar tendências internacionais, se constata que é um negócio bastante promissor porque se percebe uma demanda bem maior que a oferta e essa demanda vem crescendo muito rápido, principalmente face o crescimento da indústria automobilística mundial. Hoje percebemos uma escassez de borracha no mundo e por isso os preços estão elevados”, disse ele ao abordar as tendências do mercado nacional e internacional da borracha.

O Programa de Implementação da Heveicultura em Mato Grosso, por meio do programa MT-Regional (MT-Prohevea) tem como meta transformar o Estado no segundo produtor de borracha natural do Brasil em um prazo de 15 a 20 anos. De acordo com o superintendente do MT-Prohevea, Israel Antunes Marques, a meta é promover num prazo de 15 anos, o plantio de 160 mil hectares seringueira junto a pequenos e médios produtores, assentados e tradicionais em todo o Estado de Mato Grosso, de forma a beneficiar 30 mil famílias rurais, num total de 120 mil pessoas. “Para um município com um milhão de árvores em produção equivalente a 2 mil hectares, teremos uma movimentação bruta de R$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil) por mês, o que demonstra que a seringueira é uma excelente alternativa de renda para uma cidade”, disse Israel.

Avaliando o IV Seminário da Heveicultura, o prefeito anfitrião, José Roberto Torres lembrou que a prefeitura de Denise, através da sua gestão está apoiando o projeto Culturas Perenes, tendo em vista a preocupação com os pequenos produtores rurais de forma que vivam na propriedade rural com sustentabilidade. “É um projeto que deu certo. Vemos a alegria daqueles que acreditaram e hoje estão sorrindo de felicidade ao fazerem a primeira colheita da seringueira”, destacou.

José Roberto disse que Denise é uma referência estadual na heveicultura, graças ao apoio que o governo municipal tem dado ao pequeno produtor. “Vários municípios do Estado tem procurado Denise para se inteirarem sobre o nosso projeto. E um Seminário como esse, faz com que, através de técnicos de renome nacional, possamos difundir ainda mais a cultura da seringueira como alternativa econômica, ambiental e socialmente viável”, disse ele.

O IV Seminário da Heveicultura de Denise foi promovido pela prefeitura municipal, em parceria com o Consórcio intermunicipal de Desenvolvimento Social Econômico Ambiental e Turístico da Bacia do Alto do Rio Paraguai, formado pelos municípios de Arenápolis, Diamantino, Alto Paraguai, Nortelândia, Nova Marilândia, Santo Afonso, Barra do Bugres, Porto Estrela, Tangará da Serra, Nova Olímpia, Campo Novos Parecis, Sapezal, Nova Maringá, São José do Rio Claro e Denise. E teve apoio do Governo do Estado através da SEDER, por meio dos programas MT-Regional/MT-Floresta/MT-Prohevea, AMM, Sema, Banco do Brasil, Ceplac, Empaer, Grupo Polifer, Braslatex, Fazenda Triângulo e Michelin.

AUTORIDADES PRESENTES – Estiveram presentes os prefeitos de o secretário de Assuntos Estratégicos José Aparecido dos Santos (Cidinho), o deputado federal Homero Pereira, o superintendente do MT-Regional, José Benedito Cândido Souza (Dito), o superintendente do MT-Prohevea, Israel Antunes Marques, o presidente do Consórcio e prefeito de Arenápolis, Farid Tenório, os prefeitos Francisco Soares de Medeiros (Nova Olímpia), Silvio Souto (Santo Afonso), Juvenal Alexandre (Nova Marilândia), Wilson Francelino (Barra do Bugres), José Jaconias (Tangará da Serra), Adair José (Alto Paraguai) José Roberto Torres prefeito e Osman Fernandes (vice-prefeito de Denise).

O evento também contou com a presença dos vereadores Elço Flavio (presidente da Câmara), Abiezer Medina, Paulo Evandro, Irmã Creuza, Valdiney Paulino Cícero Gama, José Valter Batista dos Santos, Maria Ângela Faria Irmer, e Sindoval Pereira de Souza.

MUNICÍPIOS PARTICIPANTES – Além de Denise que teve, naturalmente o maior número de participantes, prestigiaram o IV Seminário da Heveicultura, os municípios de Acorizal, Alta Floresta, Arenápolis, Alto Paraguai, Barra do Bugres, Brasnorte, Capão Verde (distrito), Confresa, Cuiabá, Diamantino, Feliz Natal, Itiquira, Nova Marilândia, Nova Maringá, Pirassununga – SP (palestrante), Pontes e Lacerda, Porto Alegre do Norte, Porto Esperidião, Rio Branco, Rondonópolis, Santa Cruz do Xingu, Santo Afonso, São Carlos – SP (palestrante), São José do Xingu, São José dos Quatro Marcos, São José do Rio Claro, Sapezal, Tangará da Serra e Vila Rica.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137541/visualizar/