Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 31 de Março de 2010 às 08:05

    Imprimir


Metade da população indígena de Mato Grosso ainda não foi vacinada contra a Influenza H1N1 (gripe suína). Até o momento, a campanha atingiu 15.191 indígenas, mas, segundo a Funasa, a meta é vacinar 29.853 índios que estão sob a responsabilidade do órgão no Estado. Também foram aplicadas na primeira etapa da vacinação 23.548 mil doses da vacina em trabalhadores da Saúde, numa cobertura de 78,45% da meta de 30.017 pessoas.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), os dados são parciais porque alguns municípios informam diariamente os números de doses aplicadas, mas a maioria divulga esses números só após o final de cada etapa. No caso dos indígenas, os números são ainda mais passíveis de sofrer alterações, visto que as equipes de vacinação ainda não retornaram de áreas mais distantes do Estado. Segundo números da SES, somente 9.775 doses da vacina haviam sido aplicadas na população indígena até ontem.

O assessor epidemiológico da Funasa, Edson Ricardo Pertile, informou que existem aldeias atendidas pelos estados de Rondônia e Goiás. Mas que, no Estado, a meta da vacinação será cumprida. “Ainda há equipes em campo, como na região do Xingu. Elas só devem retornar na próxima semana, por isso os dados ainda são incompletos”, explicou.

A segunda etapa da vacinação termina no dia 2 de abril. As pessoas que estão incluídas nos grupos que devem ser vacinados nesta fase (grávidas em qualquer período de gestação, portadores de doenças crônicas, exceto idosos, e crianças de 6 a 23 meses de nascidas) que ainda não se vacinaram devem procurar um dos postos espalhados pelos municípios.

Dentre as doenças crônicas que permitem ao portador ser vacinado nessa etapa estão as doenças do coração, do pulmão, do fígado, dos rins, do sangue, diabetes, deficiência do sistema imunológico e obesos grau 3.

Segundo a gerente de Doenças e Agravos Imunopreveníveis da Secretaria de Estado de Saúde, Valéria Benedita Santos de Oliveira, “esta etapa está ocorrendo dentro do esperado, com boa procura por parte dos grupos prioritários, mas vale lembrar que a campanha se aproxima de sua data de encerramento. (Com Assessoria)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137557/visualizar/