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Economia
Terça - 30 de Março de 2010 às 23:00

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O Conar (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) decidiu manter a liminar que proibiu a veiculação do comercial da cerveja Devassa com Paris Hilton. Por unanimidade, 12 conselheiros da entidade concluíram nesta terça-feira que o comercial era desrespeitoso para mulheres e abusava de sensualidade. A veiculação foi proibida para jornais, TV e internet e liberada para o rádio.

O comercial proibido mostra Paris Hilton com um tubinho preto bem curto dançando com uma lata da cerveja na mão enquanto é fotografada por um voyeur em um prédio vizinho.

Após protestos da cervejaria Itaipava e da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, entre outros, o Conar tirou o comercial do ar por decisão liminar no dia 26 de fevereiro.

Hoje, no Conar, a agência Mood, responsável pela campanha da Devassa, da Cervejaria Schincariol, apresentou como defesa uma dezena de outras campanhas de bebidas veiculadas nos últimos doze meses. Dentre os filmes apresentados, estava o "Boa", da Antarctica, com Juliana Paes, e o "Balé", da Kaiser.

"O grupo Schincariol e nós da agência Mood acatamos a decisão do Conar, mas discordamos plenamente dela", afirmou Augusto Cruz Neto, sócio-presidente da Mood.

"Não é a primeira vez que se vêm uma menina com uma lata de cerveja na mão dançando em um comercial de cerveja", completou o publicitário Aaron Sutton, da Mood.

Nenhum representante do Conar foi localizado. A Folha deixou três recados com a assessoria de imprensa da entidade, mas não obteve resposta. O presidente do conselho que deliberou sobre o caso ontem, Rui Porto, que também é diretor de mídia da Alpargatas/Havaianas, foi procurado, mas não retornou as ligações.

A Schincariol pode ainda recorrer da decisão no Conar ou apelar para a Justiça comum. Segundo Cruz Neto, o próximo passo ainda não foi decidido.

Quando o Conar retirou a campanha do ar, a Mood reagiu criando uma peça recatada na qual o logo da Devassa, uma bonequinha retrô de biquíni, aparecia com uma tarja preta. Na peça, a estrela é a própria cerveja, que aparece em close.

A campanha estreou no Carnaval e ficou no ar por duas semanas até ser proibida pelo Conar. Esse tempo, aliado à polêmica gerada pela própria proibição, foi suficiente para transformar a Devassa em uma das marcas mais admiradas pelos consumidores.

Pela primeira vez a marca apareceu entre as dez mais lembradas e entre as dez mais admiradas na pesquisa Lembranças de Marcas na Propaganda de TV, realizada pelo Datafolha em fevereiro, em parceria com o Meio & Mensagem.

A pesquisa mede a lembrança do consumidor em todas as categorias, não apenas cerveja. No entanto, das dez mais lembradas, cinco foram de cerveja.






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