Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 29 de Julho de 2013 às 18:42
Por: LISLAINE DOS ANJOS

    Imprimir


A interdição das oito salas de cinema do Cinemais, no Shopping Três Américas, em Cuiabá, na semana passada, foi motivada pelo grande número de denúncias de usuários, segundo a Prefeitura Municipal.


 
No total, 17 irregularidades foram encontradas pelos fiscais da Secretaria de Meio Ambiente e Assuntos Fundiários, que vão de riscos de incêndio à falta de higienização de poltronas e nos sanitários – todas listadas na Lei 004/92.


 
De acordo com a assessoria da secretaria, a empresa tinha consciências das readequações necessárias no local, pois foi notificada dos problemas e recebeu um prazo dos fiscais, que expirou no dia 22 deste mês.


 
Como não cumpriu o prazo, o local foi interditado na noite de sexta-feira (26) e permanece fechado.


 
Recentemente, oito salas de cinema do grupo Cinemais, que funcionam no shopping Millenium, em Manaus (AM), também foram interditadas pelo Corpo de Bombeiros, por falhas de segurança estrutural no local.


 
As irregularidades também foram motivadas, assim como em Cuiabá, por denúncia de frequentadores do estabelecimento.


 
Reprodução


 
Poltronas sem higienização ou estragadas foram encontradas e deverão ser trocadas Irregularidades


 
Entre as irregularidades constatadas pelos fiscais, no Cinemais do Três Américas, estão a falta de higienização de todas as poltronas e a troca dos tecidos que estão rasgados ou com defeitos em todas as salas, além da colocação de sacos plásticos e tampa de fechamento automático nos cestos de lixo dos sanitários.


 
A empresa ainda terá que providenciar a substituição de todas as luminárias das salas de exibição e dos leds de sinalização utilizados no piso, e que hoje estão danificados ou não compatíveis com as normas técnicas regulamentares.


 
Na ocasião, o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Carlos Maximo, afirmou que as luminárias laterais das salas do cinema eram incandescentes e estavam derretendo, o que representava risco iminente de incêndio.


 
A fiação elétrica estava exposta no piso em várias salas de exibição e deverá ser embutida. 


 
Além disso, deverão ser feitos reparos e substituição dos pisos que estão danificados, na sala de projeção e nas salas de cinema.


 
As salas também não possuíam rampa de acesso para cadeirantes nem contrato para a manutenção da limpeza do ar-condicionado das salas, o que é obrigatório neste tipo de estabelecimento.


 
O cinema ainda deverá apresentar o contrato com a empresa de limpeza e higienização do estabelecimento, apresentar a planta baixa aprovada indicando toda a área do local e substituir as peças do isopor do teto que estão irregulares e danificadas.


 
Além de pisos danificados, a sala de projeção também deverá ter todo o material em desuso – e que hoje disposto de forma irregular no piso, em cima dos ductos do ar – retirado. A empresa também deverá providenciar um depósito de material de limpeza no local.


 
Irregularidades também foram encontradas no corredor de acesso à lanchonete, onde, segundo os fiscais, deverá ser feita a estocagem adequada do material em uso sobre estrados de fácil limpeza e desinfecção.


 
A empresa ainda terá que adequar corretamente à parte interior do armário da pia e promover a organização do espaço, bem como realizar a canalização correta do cano de esgoto no ralo do corredor de acesso a lanchonete.


 
Alvarás


 
A administração do Cinemais ainda deverá apresentar cópias dos alvarás – emitidos este ano – de Localização e Funcionamento, Sanitário, Publicidade e de Prevenção de Incêndio e Pânico do Corpo de Bombeiros.


 
A cópia do projeto de acessibilidade aprovado para o local também deverá ser apresentada.


 
Condições para reabertura


 
Segundo a assessoria da Secretaria de Meio Ambiente, assim que todas as adequações forem realizadas e os alvarás apresentados, a empresa deverá dar entrada em um pedido de desinterdição, na própria Prefeitura.


 
Depois de feito o pedido, os fiscais ambientais farão uma nova vistoria no local. Se for constatado que todos os itens da notificação foram cumpridos, o cinema será reaberto. Do contrário, permanecerá fechado.


 
Caso reabra o estabelecimento sem a permissão do Município, a empresa poderá arcar com multa, cujo valor não foi informado pela assessoria.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/13761/visualizar/