Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Março de 2010 às 17:01

    Imprimir


Na próxima quarta-feira (31), é Dia Nacional de Saúde e Nutrição, e para comemorar esta data, os acadêmicos da Faculdade de Nutrição, da Universidade de Cuiabá – UNIC estarão desenvolvendo diversas ações em vários pontos da cidade, dentro de suas atividades de estágio curricular, bem como oferecendo um café da manhã na Clínica de Nutrição, localizada no Bloco de Saúde II, na UNIC Beira Rio, com orientações nutricionais quanto a ter uma alimentação saudável.

Segundo a coordenadora da Clinica de Nutrição, Laura Toledo, o objetivo do evento visa facilitar o entendimento dos pacientes quanto a importância de ter uma alimentação equilibrada e saudável. Pois entendemos que o bom estado nutricional depende da disponibilidade de alimentos, programa de educação nutricional, aceitação e aplicação de bons hábitos alimentares.

“É nossa função orientar a população quanto ao papel fundamental da saúde e nutrição, mostrando a importância também das atividades físicas diárias, promovendo a correção do peso e o aumento da longevidade, com mais qualidade de vida, afirma.

Já a diretora da Faculdade de Nutrição Melissa Schirmer, informa que a mastigação é uma das dicas mais básicas de nutrição e saúde, mas que muitas pessoas ainda não seguem por falta de informação ou hábito.

"Quando não se mastiga bem os alimentos, a refeição acaba muito rápida, não dando tempo suficiente para a informação chegar ao cérebro. O resultado disso é que as pessoas comem em dobro, pois ainda não se sentiram saciadas e, pouco tempo depois, sentem que comeram demais", relata a nutricionista.

É cientificamente comprovado que a mudança nos hábitos alimentares pode influenciar doenças como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, entre outros. Enfim, os alimentos e sua capacidade nutricional andam juntos com a saúde e devem ser encarados como parceiros inseparáveis.

Laura deixou uma reflexão para este dia: Uma dieta rica em minerais, como cálcio e ferro, e proteínas é importante para todas as idades, principalmente, para quem já passou dos 60 anos.

“É preciso equilibrar a ingestão de alimentos ricos em minerais, como frutas e verduras com proteínas do leite desnatado e derivado e dos grãos (grão de bico, feijão, lentilha), que são pobres em gordura e uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais. Também destaca - se as vantagens dos alimentos funcionais, que estão em voga atualmente, como é o caso da soja, linhaça e aveia para reforçar a alimentação", concluiu.

Dicas para saúde e melhor qualidade de vida:

* comer frutas cítricas (como laranja, acerola, caju, kiwi) e vegetais;

* priorizar carnes magras como aves sem pele e peixes grelhados;

* comer alimentos que são ricos em fibras, como aveia, grãos e pães integrais;

* limitar a ingestão de gorduras saturadas (contidas nas carnes, leite integral e derivados, como creme de leite, nata, sorvetes, queijos);

* Evitar alimentos ricos em gorduras trans encontradas em biscoitos recheados, salgadinhos, margarinas;

* Limitar açúcares

* limitar a ingestão de bebidas alcoólicas.

* evitar o churrasco com costela, cupim e carneiro, preferindo cortes mais magros, como alcatra.

* Beber pelo menos dois litros de água por dia

* reduzir o sal da alimentação

* parar de fumar

* praticar exercícios físicos aeróbicos.

Tarefas rotineiras e exercícios físicos:

* Adotar quatro dias na semana para fazer uma caminhada

* Preferir as escadas ao invés do elevador

* Estacionar o carro em um local um pouco mais distante do destino

* Dispensar a escada rolante nos shoppings

* Levantar para falar com o colega, ao invés de chamá-lo pelo telefone ou pelo computador






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/137629/visualizar/