Noni, a fruta ‘milagrosa’, já está à venda no Big Lar
Os setores de Frutas, Verduras e Legumes das lojas do Supermercado Big Lar já receberam a Noni, uma fruta cujas propriedades nutritivas são tão poderosas que ela é considerada “milagrosa”. Na verdade, a Noni é uma fruta que se enquadra no que se convencionou chamar de “alimentos funcionais”, que são produtos que não apenas alimentam, mas também contribuem para prevenir e até curar doenças.
A Noni tem a cor verde, possui aproximadamente o tamanho de um tomate, mas de formato irregular e aparentemente exótico. Além das propriedades nutritivas jamais vistas em outra fruta, a Noni já foi consumida como um alimento puro. Seus efeitos nutritivos despertam interesse em muitos profissionais da área de saúde.
Com o nome científico de Morinda citrifolia, a Noni é fruto de uma pequena árvore do mesmo nome, de origem asiática, cujo uso no mundo é bastante difundido, especialmente nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, sendo seu consumo no Brasil ainda recente.
A Noni contém muitos alcalóides que ajudam ao corpo humano a regenerar as cédulas danificadas e a incrementar as defesas do mesmo, de forma natural. Alguns de seus efeitos são: dá suporte ao sistema imunológico, melhora o bem-estar, melhora a digestão, reduz inflamações, e é um anti-oxidante efetivo.
Ela pode ser consumida pura, mas o seu suco é mais ainda apreciado e estaria nele o suposto poder de cura. "Uma média de 78% de mais de 15.000 pessoas que tomaram suco de Noni regularmente, com acompanhamento científico, beneficiaram-se de alguma forma, desde uma simples dor de cabeça até as doenças mais graves do mundo moderno", assegura o doutor Neil Solomon, um dos estudiosos das propriedades medicinais da fruta.
Chega-se a afirmar que mais 120 problemas de saúde podem ser tratados, e até curados, com a planta e seus extratos devido às suas supostas propriedades farmacológicas.
Há muitos trabalhos científicos em execução com o objetivo de avaliar se a Noni realmente tem propriedades medicinais, como atividades antibiótica, antiinflamatória, analgésica, e, até mesmo, inibidora do câncer. Mas, independente ou não da comprovação de seus mecanismos de ação, o fato é que é uma fruta muito saborosa e nutritiva.
Comentários