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Economia
Segunda - 29 de Março de 2010 às 07:56

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A Superintendência de Defesa do Consumidor (Procon-MT) registrou nos últimos 8 meses quase 60 mil reclamações de consumidores do Estado e quase 1 milhão de atendimentos em Mato Grosso. Entre os vários serviços efetuados pelo Procon-MT à sociedade estão o registro de reclamação e a emissão da Carta de Investigação Preliminar (CIP), uma espécie de notificação que é enviada para informar o fornecedor sobre o registro da reclamação no órgão.

O procedimento garante a resolução de 70% de toda a demanda do Procon-MT. Para os casos sem resoluções nas CIPs são abertos processos administrativos e marcadas audiências de conciliação com a presença das partes e do conciliador de defesa do consumidor. Nos últimos 8 anos, foram realizadas 31,754 mil audiências no Procon-MT, onde 80% resultaram em acordo para o consumidor. Já as situações que não são resolvidas podem ser encaminhadas para o Cadastro de Reclamações Fundamentadas, como reclamações Não Atendidas pelos fornecedores.






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